sábado, 20 de outubro de 2012

Brasil: Relatório denuncia genocídio indígena no Amazonas durante ditadura

 

Pulsar, com foto
 
Um relatório sobre “o genocídio do povo waimiri-atroari” foi entregue pelo Comitê da Verdade, Memória e Justiça do Amazonas ao Ministério Público Federal no estado. O relato aponta o desaparecimento de mais de 2 mil integrantes dessa etnia.
 
De acordo com informações do portal Amazonia.org, os dados serão acrescentados aos existentes no inquérito civil público instaurado, em setembro deste ano. Esse inquérito visa apurar a responsabilidade do Estado brasileiro pelas violações dos direitos do povo indígena waimiri-atroari durante a construção da Rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista.
 
O relatório estabelece a relação da construção da BR-174 com o massacre dos indígenas. Na ocasião, aldeias inteiras da etnia foram dizimadas por expedições militares ou por matadores profissionais. Os waimiri atroari eram considerados empecilhos à livre exploração das riquezas naturais existentes nas terras que ocupavam.
 
Duas equipes que atuaram na tentativa de atrair os waimiri atroari foram mortas. Uma, em 1968, liderada pelo padre e antropólogo Giovane Calleri, que tinha a missão de consumar o contato com os indígenas em três meses. A outra equipe, da Fundação Nacional do Índio (Funai), era chefiada pelo indigenista Gilberto Pinto Figueiredo, que tinha o intuito de promover um contato baseado no respeito à cultura indígena.
 
Uma cópia do documento também foi entregue ao assessor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Viana, que representou a Comissão Nacional da Verdade. Ele classificou o relatório de “simbólico e paradigmático”. Além disso, disse que este é o primeiro relato focado na questão indígena.
 
O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Felipe de Barros Carvalho Pinto, reafirmou o compromisso do Ministério Público em acompanhar a atuação da Comissão. Ele ainda disse esperar que surjam "ações concretas no sentido de esclarecer a sociedade" e "responsabilizar aqueles que devam ser responsabilizados". (pulsar)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana