sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cabo Verde: DURÃO BARROSO CHEGA HOJE E OLIVEIRA MARTINS CHEGOU PRIMEIRO

 


Durão Barroso chega hoje a Cabo Verde para reforçar parceria especial da UE
 
26 de Outubro de 2012, 04:22
 
Cidade da Praia, 26 out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia (CE) chega hoje à Cidade da Praia para uma visita de dois dias, aproveitada para assinar dois acordos de cooperação e assinalar o 5.º aniversário da Parceria Especial UE/Cabo Verde.
 
Logo após a sua chegada, prevista para as 17:00 locais (19:00 em Lisboa), José Manuel Durão Barroso reúne-se com o chefe do executivo cabo-verdiano, José Maria Neves, a que se seguirá uma reunião entre as delegações da União Europeia (UE) e de Cabo Verde.
 
Depois, as duas partes assinarão outros tantos acordos - o Protocolo de Revisão a Meio Percurso do 10.º FED (Fundo Europeu de Desenvolvimento) e o Acordo de Facilitação da Atribuição de Vistos de Curta Duração -, após o que se seguirá uma conferência de imprensa conjunta com Barroso e Neves.
 
A parceria especial, assinada em 2007, abarca seis pilares: boa governação, segurança e estabilidade, integração regional, transformação, modernização e convergência técnica e normativa, sociedade do conhecimento e da informação e luta contra a pobreza e pelo desenvolvimento.
 
O acordo relacionado com a concessão de vistos é celebrado no quadro da Parceria para a Mobilidade, estabelecida entre as duas partes em 2007, enquanto instrumento para melhorar a circulação legal de pessoas entre a UE e países terceiros e subscrita inicialmente por quatro países - Portugal, Espanha, França e Luxemburgo.
 
O documento visa diminuir o prazo de tomada de decisão sobre a emissão de vistos, implementar taxas de vistos preferenciais ou isenção total delas para uma dezena de categorias profissionais, envolvendo os titulares de passaportes diplomáticos, estudantes e integrantes de programas culturais e desportivos, empresários e jornalistas.
 
Sábado, e após uma visita à sede da UE na Cidade da Praia, o presidente da CE segue para a Assembleia Nacional (AN), onde, além de reuniões com o presidente do parlamento e com os líderes das duas bancadas parlamentares, discursará no hemiciclo, onde assinará, posteriormente, o livro de honra.
 
Ainda de manhã, Barroso é condecorado pelo Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, com a medalha de Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral, a mais alta distinção honorífica do país.
 
Após uma visita ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), projeto apoiado pelos "27", e de um almoço na residência oficial em Monte Tchota (20 quilómetros a norte da Cidade da Praia), Barroso segue para a ilha de São Vicente, onde terá encontros com a edilidade local, que lhe entregará a "Chave da Cidade do Mindelo".
 
Ainda no Mindelo, Barroso visitará alguns projetos financiados pela UE, jantando com escritores, intelectuais, artistas plásticos e músicos cabo-verdianos, após o que regressará à Cidade da Praia e seguirá para Lisboa na mesma noite.
 
JSD // HB
 
Presidente do Tribunal de Contas de Portugal defende papel dos TC no combate à crise
 
25 de Outubro de 2012, 17:27
 
Cidade da Praia, 25 out (Lusa) - Se os governantes europeus tivessem ouvido as orientações dadas, há anos, pelos tribunais de contas (TC), a crise financeira internacional não teria a dimensão que tem, disse hoje à agência Lusa o presidente do TC de Portugal.
 
Guilherme Oliveira Martins que é também presidente da Organização dos Tribunais de Contas Europeu (EUROSAI), salientou que "muito poderia ter sido evitado", mas manifestou esperança de que, daqui para a frente, as coisas possam mudar.
 
"Se as suas orientações (da EUROSAI) tivessem sido mais ouvidas, muito daquilo a que se chegou teria sido evitado. Daqui para a frente, é indispensável tomarmos consciência de que os TC têm de ser mais ouvidos, uma vez que é a única maneira de superarmos a atual crise", sublinhou.
 
Oliveira Martins sustentou que, para superar a crise, "que é global", é preciso "resolver um dilema e superar um paradoxo", que "não pode haver ultrapassagem da crise sem disciplina e investimento produtivo, criador de emprego".
 
"As medidas que duravelmente têm de ser adotadas exigem que os Estados não se endividem e que, ao mesmo tempo, realizem despesas reprodutivas orientadas para a Justiça e criação de emprego", acrescentou Oliveira Martins, que participa na capital cabo-verdiana num encontro dos presidentes dos Tribunais de Contas lusófonos.
 
Para Oliveira Martins, em Portugal chegou-se a uma situação em que "cada vez mais" se tomou consciência de que os TC "têm um papel fundamental e têm de ser ouvidos".
 
Sublinhando que os atuais meios à disposição do TC português são "adequados", Oliveira Martins indicou que a atual legislação portuguesa neste domínio está "aperfeiçoada" - a última revisão foi feita em finais de 2011 -, o que permite aumentar a "relevância" das instituições de fiscalização das contas públicas.
 
"Hoje, pode dizer-se que o TC, na sua ação em Portugal, tem consequências e que os cidadãos podem estar certos e seguros de que a instituição está muito atenta à melhor utilização possível do dinheiro público", afirmou.
 
Questionado pela Lusa sobre a falta de visibilidade ou de credibilidade do TC, Oliveira Martins destacou que existem três tipos de responsabilidade.
 
"A política, que cabe ao parlamento, a criminal, que cabe aos tribunais comuns, e a financeira, que cabe aos TC. A responsabilidade financeira do TC tem sido exercida com eficácia. Os nossos relatórios dizem claramente que o número de sanções aplicadas tem registado um aumento", respondeu.
 
"Em relação ao parecer da última conta geral do Estado, atingimos 80 por cento de recomendações cumpridas. Mas, ainda assim, há recomendações que não têm sido acatadas", acrescentou, defendendo a generalização do Plano Oficial de Contabilidade Pública, que muitos serviços ainda não têm.
 
JSD //JMR.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Cabo Verde (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana