sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cabo Verde: TODOS NÓS E A DEMOCRACIA FICAMOS MAIS POBRES COM O FIM DO LIBERAL

 


Liberal chega ao fim
 
CARTA AOS LEITORES
 
As prontas manifestações de solidariedade dos muitos leitores, ao mesmo tempo que nos têm comovido, demonstram claramente que Liberal está vivo no coração de um sector importante da sociedade cabo-verdiana, mas como já dissemos a sobrevivência do jornal passa por compromissos que lhe garantam meios de subsistência para além do imediato
 
Prezados leitores, caros amigos,
 
Liberal agradece encarecidamente todas as manifestações de apoio que tem recebido por várias vias, mas informa não ter ainda encontrado uma solução para obstar ao seu encerramento.
 
A maioria dos leitores tem sugerido a divulgação de um número de conta bancária e manifestado a intenção de apoiar financeiramente o jornal. Compreendemos que se trata de uma boa possibilidade que pode ajudar bastante mas que, no entanto, não resolve os problemas de fundo do Liberal.
 
A continuidade do nosso jornal, bem mais do que apoios pontuais – ou de promessas de apoio -, necessita de compromissos sérios, sustentados por quem se queira empenhar efectivamente na manutenção deste jornal enquanto projecto editorial e trincheira de combate pela liberdade, pelo pluralismo e pela democracia, contra as entorses autoritárias.
 
Ou seja, não pretendemos aguentar o jornal por mais uns tempos, queremos dar-lhe sustentabilidade financeira que lhe permita continuar a ser o grande espaço de liberdade que sempre foi.
 
As prontas manifestações de solidariedade dos muitos leitores, ao mesmo tempo que nos têm comovido, demonstram claramente que Liberal está vivo no coração de um sector importante da sociedade cabo-verdiana, mas como já dissemos a sobrevivência do jornal passa por compromissos que lhe garantam meios de subsistência para além do imediato.
 
Continuamos à espera de soluções de compromissos, pelo que quem queira ajudar-nos a encontrá-las poderá contactar-nos através do seguinte endereço electrónico: geral@liberal-caboverde.com
 
E, havendo uma solução, comprometemo-nos, desde já, a tudo fazermos para que as trafulhices, as fraudes, as incompetências, os actos corruptos, os nepotismos e as mentiras sejam aqui, neste espaço, vigorosamente denunciados para que não minem os bons hábitos que devem prevalecer nos servidores públicos do Estado cabo-verdiano.
 
Liberal
 
*Título PG
 
O NOSSO IMPERIOSO LAMENTO
 
As más notícias correm depresa, dizem. Pela nossa parte procurámos contrariar o ditado e ignorámos por uns dias a notícia do fecho do jornal caboverdiano Liberal - temendo uma percipitação. Mas tem de ser. Por muito que nos custe devemos transcrever a notícia, a exemplo de tantas outras que usámos por fonte no Liberal, a exemplo de tantas colunas de opinião que lhe “roubámos” e que veículavam uma postura diferente deste jornal em relação ao alinhamento servil dos poderes instituidos - mais ou menos democráticos - em Cabo Verde.
 
A rebeldia do Liberal, dos seus “obreiros”, esteve sempre patente naquilo que colhiam para fundamentar as suas críticas e o NÃO justificado à paz podre que outros da comunicação social daquele país parecem não ver e recusam desnudar, varrendo para debaixo do tapete o que não devem.
 
Acaba o Liberal. Acaba com ele um pouco da crina rebelde e agitada mas coerente do corcel da democracia. Lamentamos. Imperiosamente lamentamos. Agarrados à esperança de que o Liberal regresse, se possivel com mais energia para cavalgadas em defesa da liberdade de informar e formar as hostes que têm por dever estar atentas aos que falseiam a democracia, a justiça, a liberdade, a verdade.
 
Página Global fica à espera do regresso do Liberal porque já basta de todos nós andarmos a ficar cada vez mais pobres.

(Redação PG)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana