sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Timor-Leste: MAIS KIRSTY, MAIS SIDA, MAIS PEDINCHA, MAIS UM MASSACRE

 


Presidente da República dá posse à embaixadora da Boa Vontade
 
25 de Outubro de 2012, 15:09
 
O Presidente da República Taur Matan Ruak empossou Kirsty Sword Gusmão como a embaixadora da Boa Vontade para a educação em Timor-Leste, no Palácio do Presidente, em Aitarak Laran.

Taur Matan Ruak tomou a iniciativa de nomear Kristy, embaixadora da Boa Vontade, pelo interesse que a mesma tem demonstrado pela melhoria na área da educação.

Kirsty Sword Gusmão agradeceu ao ex-presidente da república, José Ramos Horta e ao actual presidente da república, Taur Matan Ruak pela confiança na continuidade da prestação do seu serviço no campo da educação em Timor-Leste.

SAPO TL ho Suara Timor Lorosa’e

Pessoas infectadas com HIV/SIDA aumenta a cada dia
 
25 de Outubro de 2012, 16:14
 
O número de pessoas infectadas com HIV/SIDA aumentou para 294, segundo a direcção nacional das doenças contagiosas em Timor Leste, pela voz da directora nacional de saúde comunitária Isabel, no hotel Vila Verde.

A cada dia o número aumenta. Mensalmente é feito um relatório nos 13 distritos.

294 casos da HIV/SIDA, 31 dos quais morreram e os outros pacientes estão receber um tratamento intensivo. Em maior número regista-se os distritos de Díli, Bobonaro e Baucau, refere a directora.

A doença é transmitida através da relação sexual e transfusão de sangue. As populações devem cuidar da sua saúde, pois é uma doença difícil de curar, disse Isabel.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

Consulado de Portugal em Timor-Leste tem novas regras de atendimento
 
26 de Outubro de 2012, 15:00
 
Díli, 26 out (Lusa) - O consulado de Portugal em Timor-Leste, Díli, informou hoje que há um novo modelo de atendimento ao público, que passa pela marcação por telefone ou através de endereço eletrónico.
 
"Em paralelo à construção de um novo espaço de atendimento da seção consular foi acrescentado um novo modelo de atendimento", afirmou à agência Lusa a consulesa de Portugal em Timor-Leste, Sílvia Inácio.
 
Segundo Sílvia Inácio, atualmente as pessoas interessadas em tratar de atos consulares ou outros assuntos devem fazer marcação por telefone - através do(00670)3311520 - nos dias úteis, entre as 08:00 e as 18:00, ou enviar um correio eletrónico para o endereço consular@embaixadadeportugal.tl.
 
A comunidade de portugueses e luso-timorenses residentes em Timor-Leste é de cerca de 16 mil pessoas.
 
O consulado de Portugal em Timor-Leste é a única entidade que emite vistos para o espaço Schengen.
 
MSE // DM.
 
Inaugurada exposição para recolha de fundos para ala pediátrica de hospital de Timor-Leste
 
26 de Outubro de 2012, 15:30
 
Díli, 26 out (Lusa) - Uma mostra de fotografias sobre a vida de crianças em Díli, Timor-Leste, abriu hoje ao público no Hotel Timor e as receitas da venda daquelas obras vão reverter para a ala pediátrica do Hospital Nacional Guido Valadares.
 
O trabalho é do fotógrafo indonésio, residente na Finlândia, Rio Gandara, e pode ser visto até 08 de novembro.
 
Em declarações à Lusa, Rio Gandara explicou que quando chegou há um ano, em Díli, começou a tirar fotografias reparou que havia sempre crianças.
 
"Foi por isso que decidi fazer só fotografias de crianças e foi muito gratificante, porque enquanto tirava as fotografias falava e brincava com elas", explicou.
 
Para Rio Gandara, o trabalho foi também "muito nostálgico", porque as crianças timorenses o remeteram para o local onde nasceu e cresceu na Indonésia.
 
"Depois decidi que tinha de dar algumas coisas a estas crianças e resolvi fazer a exposição e contatei algumas organizações não-governamentais que me apoiaram e decidimos que o dinheiro da venda das fotografias vai para a ala de pediatria do Hospital Nacional Guido Valadares", disse.
 
A exposição inclui dezenas de fotografias de crianças timorenses na escola, na praia, a jogar futebol ou até a vender ovos, retratando o seu dia a dia.
 
MSE // DM.
 
Cinco mortos e cinco feridos em ataque no subdistrito timorense de Atabae
 
26 de Outubro de 2012, 19:19
 
Díli, 26 out (Lusa) - Cinco pessoas morreram e cinco ficaram feridas num ataque contra uma casa em Atabae, subdistrito do distrito de Bobonaro, na zona ocidental de Timor-Leste, disse hoje à agência Lusa fonte policial.
 
Segundo a mesma fonte, entre as vítimas mortais há crianças.
 
A fonte policial precisou que o ataque ocorreu na noite de quinta-feira e as causas ainda não foram determinadas, nem foram detidas pessoas.
 
A polícia está a proceder a investigações, disse a fonte, acrescentando que os cinco feridos se encontram internados no Hospital Guido Valadares, em Díli.
 
Atabae fica a cerca de uma centena de quilómetros de Díli.
 
MSE // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana