domingo, 28 de outubro de 2012

Eleições na Ucrânia: COMO VÃO AFETAR AS RELAÇÕES COM A UE?

 

 
As eleições parlamentares na Ucrânia, a 28 de Outubro, podem ser um ponto de viragem no que diz respeito às relações com a UE. Se forem consideradas justas e livres, isto pode facilitar o aprofundamento das relações bilaterais. Como o Presidente do PE, Martin Schulz, explicou: É importante que a Ucrânia respeite os valores fundamentais da União Europeia."
 
Decisivo para o futuro da Ucrânia
 
O antigo presidente polaco, Aleksander Kwaśniewski, que, em conjunto com o ex-presidente do PE, Pat Cox, é responsável pela missão de monitorização das eleições na Ucrânia deixou bem claro que tudo depende do resultado da missão: "A forma como estas eleições se processarem são decisivas para o futuro da Ucrânia. Sem eleições justas e livres é impossível continuar o diálogo." Kwaśniewski sublinhou ainda a herança de 70 anos sob domínio das regras soviéticas: "É desafiante, mas não é impossível. Estou muito mais optimista em relação à Ucrânia do que a outros ex-países soviéticos.
 
Monitorização
 
Os eurodeputados vão esperar os resultados da missão de monitorização para decidir quais os próximos passos. O Presidente da delegação, Pawel Kowal (ECR, Polónia), que será observador das eleições na Ucrânia, alertou para que se evite especular sobre os resultados: "O nosso veredito depende do que acontecerá no dia das eleições. Neste momento, não quero fazer declarações mais rígidas porque devemos manter o nosso perfil de observadores. E isso só contribuirá para que os comentários da delegação posteriores às eleições sejam levados mais a sério."
 
Os riscos
 
A UE negociou um acordo de associação com a Ucrânia que ainda tem de ser assinado.
 
As preocupações
 
Os eurodeputados já revelaram as suas reticências quanto à prisão da primeira-ministra Yulia Tymoshenko e de outros membros da oposição. Isto tem levantado questões relativamente à forma como o governo ucraniano trata os seus adversários políticos.
 
Os eurodeputados têm sido muito claros ao longo dos últimos tempos: se a Ucrânia se quer aproximar da UE tem de os princípios de direito e da democracia.
 
Eurodeputados que vão integrar a missão de observação do Sábado:
 
Pawel Robert KOWAL (Presidente) ECR, Polónia
Michael GAHLER (Vice-Presidente) PPE, Alemanha
Juan Fernando LÓPEZ AGUILAR (Vice-Presidente) S&D, Espanha
Rebecca HARMS (Vice-President) Verdes/ALE, Alemanha
Anna Maria CORAZZA BILDT PPE, Suécia
Andrzej GRZYB PPE, Polónia
Joachim ZELLER PPE, Alemanha
Jan KOZLOWSKI PPE, Polónia
Jacek PROTASIEWICZ PPE, Polónia
Mário DAVID PPE, Portugal
Norbert NEUSER S&D, Alemanha
Marek SIWIEC S&D, Polónia
Kristian VIGENIN S&D, Bulgária
Marek Henryk MIGALSKI ECR, Polónia
Adrian SEVERIN NI, Roménia
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana