sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Macau: IDENTIDADE E FUTURO, PM CHINÊS ROUBOU OU FORTUNA CAIU DO CÉU?

 


Comunidade macaense discute identidade e futuro
 
26 de Outubro de 2012, 18:12
 
Macau, China, 26 out (Lusa) - A identidade da comunidade macaense é o tema do debate que a Associação dos Macaenses organiza este fim de semana com o objetivo de refletir sobre o seu papel na sociedade de Macau.
 
Subordinada ao tema "Macaenses, um olhar coletivo sobre a comunidade", a iniciativa é definida como uma oportunidade para refletir sobre o "momento presente da comunidade, que está em Macau há séculos, mas que não está habituada a discutir sobre si própria", salientou Miguel Senna Fernandes, promotor da iniciativa e moderador das várias intervenções.
 
"Há muito tempo que ouvimos os outros falar de nós, mas nunca refletimos sobre nós. Não se discute. Quem somos nós afinal?", questionou.
 
O colóquio está estruturado em três painéis - identidade, economia e política -, servindo o primeiro como ponto de partida da "reflexão coletiva" sobre as transformações socioeconómicas do território.
 
"Macau está em transformação a todos os níveis e nos próximos cinco anos vai mudar ainda mais, mas, antes de falarmos de modelos políticos, da internacionalização dos casinos e das grandes infraestruturas e investimentos, precisamos de refletir sobre quem somos nós em 2012", adiantou.
 
Ao longo dos dois dias de apresentação de ideias e debate sobre a realidade da comunidade macaense, vários representantes da comunidade irão intervir como Rita Santos, Secretária-geral Adjunta do Fórum Macau, que vai abordar o tema "Macaenses na Concretização do Papel de Plataforma das Relações Económicas, Comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa".
 
José Luis Sales Marques, presidente do Instituto de Estudos Europeus, vai falar sobre o "Macaense no século XXI, que perfil socioeconómico?", Jorge Rangel, antigo membro do Governo de Macau, sobre a participação cívica e política da comunidade e Fernando Gomes, presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas, dissertará sobre a comunidade macaense "São assim mesmo?".
 
Num debate plural e com as diversas sensibilidades de Macau, a iniciativa conta ainda com José Pereira Coutinho, deputado à Assembleia Legislativa, e com vários elementos mais jovens da comunidade como André Ritchie que falará sobre a cidade em transformação e Sérgio Perez que falará sobre a definição do macaense.
 
"Não é um debate para terminar com conclusões, mas para obrigar as pessoas a refletirem sobre todas estas questões que falamos pontualmente com um ou outro amigo, mas não num ambiente alargado de pessoas que participam em nome individual", concluiu Miguel Senna Fernandes.
 
Fundada há 15 anos, a ADM tem cerca de 300 associados.
 
JCS/FV // PMC
 
China bloqueia acesso ao portal do New York Times após artigo sobre património do PM
 
26 de Outubro de 2012, 18:00
 
Pequim, 26 out (Lusa) - As autoridades chinesas bloquearam o acesso ao portal do The New York Times, após o jornal norte-americano ter publicado um artigo acusando o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, de ter acumulado uma enorme fortuna durante a permanência no governo.
 
Quando se tenta ter acesso à versão em inglês ou em chinês do jornal, surge um sinal de erro no portal, o qual também aparece quando se escreve "The New York Times" em motores de pesquisa como o Google ou o Baidu, segundo confirmou hoje a agência noticiosa espanhola Efe.
 
Além disso, de acordo com cibernautas, algumas ligações ao artigo publicado em redes sociais chinesas, como o Sina Weibo, também foram apagadas.
 
O artigo acusa a família de Wen Jiabao, que em março abandona o cargo de primeiro-ministro, de ter acumulado uma enorme fortuna em segredo, através de negócios em bancos, joalharias, infraestruturas e telecomunicações e complexos turísticos.
 
A agência noticiosa francesa AFP, que também confirma o bloqueio do portal do jornal, refere que Wen Jiabao, que gosta de lembrar as suas origens humildes, tem atualmente uma fortuna de, pelo menos, 2.400 milhões de dólares (cerca de 2.000 milhões de euros).
 
Outros meios de comunicação social já tinham publicado artigos sobre o assunto e em especial sobre as suspeitas de que Zhang Peili, mulher de Wen Jiabao, monopolizou o comércio de diamantes da China, aproveitando-se do poder do marido.
 
O diário norte-americano indica que investigou as atividades da família de Wen Jiabao desde 1992, incluindo os dois filhos, um irmão e um cunhado do primeiro-ministro chinês.
 
Não é a primeira vez este ano que a China bloqueia o acesso ao portal de um meio de comunicação social norte-americano na sequência da publicação de matérias "sensíveis" sobre um dos seus políticos.
 
Em junho fez o mesmo com a agência Bloomberg, após a divulgação de um artigo idêntico sobre os pormenores da riqueza do vice-presidente chinês, Xi Jinping, apontado como favorito ao cargo de Presidente do gigante asiático a partir de 2013.
 
Wen Jiabao, 70 anos, considerado um reformista, termina em março de 2013 o segundo e último mandato à frente do governo.
 
DM // ESI.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Macau (ligação na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana