quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Portugal - OE2013: Cortes nas prestações sociais são «inaceitáveis», diz PCP

 

TSF
 
O deputado do PCP Honório Novo considerou hoje que os cortes nas prestações sociais incluídos numa proposta de lei apresentada pelo Governo aos parceiros sociais são «brutais e inaceitáveis» e atingem «sempre os mais desfavorecidos».
 
O Governo pretende reduzir o valor do subsídio mínimo de desemprego em 10%, o do Rendimento Social de Inserção (RSI) em 6% e o do complemento solidário para idosos em 2,25%, de acordo com uma proposta de decreto-lei enviada terça-feira aos parceiros sociais.
 
Em declarações hoje à agência Lusa, o deputado do PCP disse que este conjunto de propostas revela bem «a violência e a brutalidade» das medidas sociais de política social do Governo.
 
«É inacreditável a dimensão daquilo que se propõem fazer. É inaceitável a brutalidade destas medidas que aparecem no seguimento de outras que ocorreram já ao longo do ano no mesmo sentido», frisou, adiantando que são «sempre os mesmos» a ser afetados por estas políticas do Governo.
 
No entender de Honório Novo, as medidas são «tão violentas» que não podem passar, pois vão agravar o empobrecimento da população.
 
«Eu acredito que o Governo vai, apesar de tudo, rever [a proposta] e não dar seguimento a um conjunto de medidas tão inaceitáveis como as que foram anunciadas ontem [terça-feira]», considerou o deputado comunista.
 
O ministério da Solidariedade Social referiu terça-feira, em comunicado, que o Governo enviou aos parceiros sociais «um documento de trabalho o qual constitui uma proposta, para eventual alteração de um conjunto de prestações sociais, quer de natureza contributiva, quer de natureza não contributiva».
 
«Esta é uma proposta preliminar, para ser objeto de discussão e negociação com os parceiros sociais, sendo, no espírito da negociação e concertação social um documento sujeito a alterações no âmbito do diálogo social tripartido», refere a nota de imprensa emitida.
 
TSF em direto - Rádio Notícias
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana