terça-feira, 30 de outubro de 2012

Portugal - Seguro: “Não haverá revisão constitucional para destruir o Estado Social”

 

Sónia Cerdeira – i online
 
Passos insistiu no apelo ao PS para refundar o Memorando, ou seja, reorganizar as funções do Estado
 
O secretário-geral do PS, António José Seguro, rejeitou hoje rever a Constituição para “destruir o Estado Social”. Ontem, o primeiro-ministro admitiu a possibilidade de rever a Constituição devido à reorganização das funções do Estado que quer levar a cabo.
 
“Com o PS não haverá revisão constitucional para destruir o Estado Social”, respondeu hoje Seguro, durante o debate na generalidade do Orçamento do Estado (OE). “Não será uma maioria conjuntural e um governo incompetente que o destruirá”.
 
Para Seguro a “refundação que faz falta em Portugal é a das suas ideias e dos seus caminhos. Este sábado Passos disse ser precisa uma “refundação do Memorando”, tendo clarificado ontem à noite que essa “refundação” passa por uma reorganização das funções do Estado.
 
No discurso de abertura do debate do OE, Passos voltou a apelar ao “maior partido da oposição” e também aos parceiros sociais, “principalmente aos que tiveram coragem de assinar o acordo tripartido”, para uma “reforma ambiciosa” no Estado de modo a “assegurar o cumprimento do programa e preservar o Estado Social que todos devemos defender”.
 
Ao apelo do primeiro-ministro – que ontem disse que iria formalizar um convite ao PS -, Seguro colocou-se de fora: “Nem a sua carta deixará de ter resposta, nem Portugal deixará de ter uma alternativa ao seu governo”.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana