quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PORTUGAL TEM A SEGUNDA MAIOR RESERVA DE OURO EM RELAÇÃO AO PIB

 


Rui Barroso, Catarina Melo e Luís Rego - Económico
 
O World Gold Council sugere que Portugal tenha luz verde para emitir dívida com o ouro como garantia.
 
Portugal tem das maiores reservas de ouro do mundo, com o metal amarelo detido pelo Banco de Portugal a ter o maior peso em relação ao PIB de todo o mundo desenvolvido. E, numa altura em que o País atravessa um período de forte ajustamento para reconquistar a confiança dos mercados, há entidades a defender que Portugal coloque as suas reservas de ouro a ajudar no financiamento do Estado. E já fizeram essa proposta ao Parlamento Europeu.
 
"Ter uma elevada quantidade de ouro é positivo e pode-se alavancar o ouro, utilizando-o como colateral para emitir dívida e fazer face às necessidades de refinanciamento", referiu a directora de assuntos governamentais do World Gold Council (WGC), Natalie Dempster, ao DiárioEconómico.
 
A proposta da entidade que representa a indústria de ouro, e que presta aconselhamento a governos e a bancos centrais, é utilizar o ouro como garantia de emissões de dívida. Com os investidores confiantes que, caso o Estado não consiga cumprir com as suas obrigações não iriam perder dinheiro, os juros exigidos seriam menores. Também RomanoProdi, que já foi presidente da Comissão Europeia propôs esta solução.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Há ou não valores? Há ou não saídas?
Estarão de olho no ouro português?

A uns pressionam pelo petróleo ... e ... crise ou guerra!
A outros pressionarão pelo ouro??

As crises são plantadas!!

VIGILÂNCIA Portugal.

Evy Eden Martins

Mais lidas da semana