sábado, 20 de outubro de 2012

Portugal: TRABALHADORES DA AGÊNCIA LUSA MANTÊM GREVE ATÉ AMANHÃ

 


Trabalhadores da Lusa e do Público em greve fazem protesto conjunto
 
Os trabalhadores da Lusa cumprem hoje o terceiro dia de greve dos quatro dias que decidiram paralisar. Ontem também os trabalhadores do jornal Público estiveram em greve, conforme podemos ler no Jornal de Notícias de ontem no final do dia, conteúdo que passamos a transcrever quase na íntegra.
 
“Os trabalhadores do jornal "Público" e da Lusa concentraram-se sexta-feira de manhã, frente às instalações do diário da Sonaecom, no Porto e em Lisboa, num protesto conjunto entre os trabalhadores dos dois órgãos de comunicação social.
 
No Porto, o protesto fez-se na Praça Coronel Pacheco, onde se localizam as redações da Lusa e do Público na cidade. Seguiu-se um debate, sobre a atual situação do setor promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade do Porto.
 
Das 60 pessoas que deveriam estar a trabalhar na redação do "Público", no Porto, apenas cinco estão a laborar, explicou Abel Coentrão da Comissão de Trabalhadores. Na redação do Porto, só um jornalista se apresentou ao trabalho.
 
Em Lisboa, dos 174 trabalhadores do "Público", apenas 45 estão ao serviço. À porta das instalações do diário, estiveram quase 150 pessoas concentradas, trabalhadores da Lusa e do "Público" e "muitos leitores que quiseram solidarizar-se" na luta dos dois órgão de comunicação social, explicou Sofia Lorena, da Comissão de Trabalhadores do jornal da Sonaecom.
 
A adesão na redação do jornal "Público" em Lisboa a adesão é de 86%.
 
Na agência Lusa, a adesão mantém-se idêntica à do primeiro dia de greve. Quinta-feira, apenas a Direção de Informação, a Chefia de Redação e um jornalista trabalharam.
 
A distribuição do serviço noticioso foi suspensa, quinta-feira, pelas 8 horas, e o Sindicato dos Jornalistas prevê que assim se mantenha até ao final do paralisação.
 
A expectativa é de que o nível de adesão se mantenha no fim de semana, disse Rosário Rato, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e jornalista na Agência Lusa.
 
Quinta-feira, em nota aos clientes, a Lusa informou que "o serviço da agência foi interrompido às 8 horas devido à greve dos trabalhadores". "O serviço poderá ser restabelecido caso existam condições para tal. Se isso acontecer, será emitida uma nova Nota aos Clientes", adiantava o mesmo despacho.
 
Os jornalistas do "Público" cumprem um dia de paralisação contra o despedimento coletivo de 48 trabalhadores. "Para lá da injustiça que representa para os trabalhadores, o despedimento coletivo comprometerá irreversivelmente a continuidade do Público como um jornal de referência", alertaram os membros do Conselho de Redação, para quem o jornal nos últimos anos se tem afastado da sua "matriz original".”
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana