segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TIMOR-LESTE A CÔR-DE-ROSA PARA EM PORTUGUÊS SE VER, PARTES NEGRAS SÃO EM TÉTUM

 


Governo irá proporcionar boas condições à PNTL e F-FDTL
 
O V Governo Constitucional, liderado pelo primeiro ministro, Kay Rala Xanana Gusmão irá criar boas condições à Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e às Falintil-Força Defeza Timor-Leste (F-FDTL), informou Suara Timor Lorosa’e.
 
Xanana Gusmão disse aos jornalistas no Parlamento Nacional no orçamento Geral do Estado do ano de 2013, que irão-se criar boas condições às instituições PNTL e F-FDTL, para que melhorem os seus serviços.

Segundo o primeiro ministro timorense, no futuro o Estado quer dar a sua maior atenção às instituições PNTL e F-FDTL para que eles possam desempenhar as suas funções adequadamente.
SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e
 
O papel dos cidadãos para uma vida melhor
 
15 de Outubro de 2012, 17:27
 
Aurélio Guterres disse que o Estado deve melhorar as condições económicas e infraestruturas, para que todas possam viver uma vida melhor, no Palácio Nobre, em Lahane, na quarta passada, num seminário sobre “O papel dos cidadãos para uma vida melhor”.
 
Estas duas áreas são a base dos problemas que todas as comunidades estão a enfrentar, segundo o reitor.

Segundo o reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa’e “este fenómeno obriga que criemos uma oportunidade de auto- emprego nas zonas rurais, mas tem uma potencialidade.

Por isso precisamos melhorar e acomodar os recursos humanos nas áreas rurais, explicou o reitor da UNTL.

Salientou que precisa a concentração e o grande esforço da parte das entidades pública e privada a fim de criar as medidas intensivas com objetivo de chamar atenção aos jovens nas áreas rurais.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

Incentivar as mulheres nas zonas rurais
 
15 de Outubro de 2012, 14:26
 
O Governo do Bloco de Coligação através do Secretário de Estado da Promoção e Igualidade (SEPI) quer incentivar as mulheres das zonas rurais a desenvolver as suas capacidades e a serem participativas no desenvolvimento nacional. Elas têm também o direito a participar nos programas feitos pelo Estado no país, informa Suara Timor Lorosa’e.
 
Esta questão foi apresentada pela Secretária de Estado de Promoção Igualidade, Idelta Maria Rodrigues através da conferência de imprensa que se realizou no Centro de Convenções Díli (CCD), na passada sexta-feira, antes de comemorar o dia internacional das mulheres rurais que segundo o plano irá se realizar no suco de Mehara, sub-distrito Tutuala do distrito de Lautem.

“As nossas amigas que vivem nas áreas rurais estão trabalhar nos setores de agricultura, floresta e pescas e inclui nos pequenos negócios”, comentou Idelta Rodrigues.

Segundo o responsável do SEPI as mulheres querem desenvolver os seus produtos e melhorar a sua vida, porque só assim podem diminuir a pobreza nas zonas rurais e promover a igualidade entre homens e mulheres.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana