quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Timor-Leste: IMPÉRIO DA DROGA E DA PROSTITUIÇÃO COM FUTEBOL À MISTURA

 


Presidente da República preocupado com a questão da droga e prostituição
 
24 de Outubro de 2012, 12:08
 
O presidente da República timorense, Taur Matan Ruak disse estar muito preocupado com os assuntos de droga e prostituição que se passam no país, durante o seu discurso feito na cerimónia tomada de posse do ministro da Defesa e Segurança, no Palácio Presidencial, segundo o STL.

Taur Matan Ruak solicitou à Polícia Nacional de Timor-Leste para que assuma o seu serviço com a seriedade a fim de poder controlar o referido problema.

“Como a PNTL tem vários desafios relacionados com drogas, sinto-me preocupado. Portanto, recentemente convidei o director de serviço de inteligência para que me pudesse esclarecer sobre o serviço que fez, e como é que é feita a sua coordenação e actividades com as agências. Este é um dos problemas que dá o seu sinal de preocupação”, afirma Taur Matan Ruak.

A prostituição é outras das questões que preocupa Taur Matan Ruak.

Na mesma ocasião o ministro da Defesa e Segurança, Xanana Gusmão disse que o serviço de capturação de droga feito pela PNTL, mostrou um passo positivo apesar de a referida instituição enfrentar várias dificuldades.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

Timor-Leste celebra dia das Nações Unidas
 
Hoje é o dia das Nações Unidas, para celebrar o dia em Timor-Leste, a UNMIT (Missão das Nações Unidas) organizou um jogo de futebol feminino e masculino de parcerias entre a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e a Polícia das Nações Unidas (UNPOL), no estádio municipal de Dili.

As portas do estádio abrem ao público às 14h30, os jogos começam às 15h45. O evento terminará às 18h45. Haverá jogos e música o decorrer da tarde.

Antes de destacar o papel das Nações Unidas em Timor-Leste importa referir o surgimento da mesma e a sua importância.

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres). A sua sede actual é na cidade de Nova Iorque.

A precursora das Nações Unidas foi a Sociedade de Nações, organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, “para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança”.

Em 2006 a ONU já tinha representações em 192 Estados-Membros.

Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

A paz e a segurança são os objectivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prémio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.

Princípios que regem a ONU, Princípio da igualdade soberana dos Estados, Princípio da boa fé no cumprimento das obrigações internacionais pelos Estado, Princípio da solução pacífica de conflitos entre os Estados e Princípio da renúncia, pelos Estados membros, ao recurso à ameaça ou ao uso da força.

O caso de Timor-Leste, foi o exemplo da necessidade da entrada de uma força de paz para a organização e acompanhamento de todo o processo de realização do referendo.

No ano de 1999 a Missão de Observação das Nações Unidas – UNAMET (Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste), começou a organizar o processo de realização do referendo em 30 de Agosto.

O resultado foi declarado pelo Secretário Geral Kofi Annan e dava uma grande vitória à independência de Timor-Leste com 78,5 por cento.

Em Outubro de 1999, quando o mandato da UNAMET terminou, o Conselho Segurança da ONU estabeleceu a UNTAET o mandato desta operação tem como objectivo de manter a paz e exercer a autoridade de administração no país durante a transição pela independência.

No final no mês de Agosto de 2006 criou uma Missão Integrada das Naçõens Unidas em Timor-Leste (UNMIT).

Após o ataque ao presidente timorense, (José Ramos Horta, na altura), no mês de Fevereiro de 2008, a Nações Unidas reforçou o seu mandato em vigor com uma nova resolução, recolocando e promovendo o bom sistema judiciário.

No dia 26 de Fevereiro de 2009, o Conselho de Segurança tinha determinado que a UNMIT deveria apoiar a organização nas eleições que foram previstas em 2009.

Após um ano, a 26 de Fevereiro de 2010, o Conselho de Segurança solicitou à UNMIT apoio na realização das eleições municipais, reconfiguração da polícia da UNMIT e na organização durante o processo de passagem de responsabilidade das polícias ao PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste).

Em 24 de Fevereiro de 2011, o Conselho de Segurança adoptou uma nova resolução pedindo apoio à UNMIT nas eleições parlamentares em 2012, de acordo com o pedido feito pelas autoridades timorenses.

Esta resolução incluiu também o reforço, a importância e a capacidade da PNTL, na credibilidade e integridade das polícias nacionais.

Faz parte do mandato das Nações Unidas em Timor-Leste, dar apoio ao governo na criação de estabilidade, facilitar o diálogo político, dar apoio à Polícia Nacional e acompanhar a revisão do papel e necessidade no sector de segurança, reforço na capacidade nacional a fim de fazer um acompanhamento e proteger os direitos humanos.

A UNMIT procurou coordenar os programas de apoio com os parceiros para a construção da paz pós-conflito.

A participação directa ou indirectamente nas Nações Unidas será uma experiência gratificante na história de Timor-Leste.

No final do ano, o povo timorense irá se despedir de mais uma das muitas Missões das Nações Unidas.

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana