segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Timor-Leste: LIVROS E PROFESSORES LUSOS ABNEGADOS PARA ESCOLAS DE RASTOS

 


Associação de apoio à lusofonia Karingana entrega 50 mil livros a Timor-Leste
 
15 de Outubro de 2012, 07:46
 
Díli, 15 out (Lusa) - A associação de apoio à lusofonia "Karingana Wa Karingana" entregou hoje, em Díli, ao ministro da Educação de Timor-Leste, Bendito Freitas, 50 mil livros recolhidos entre março e abril em Portugal.
 
"É um símbolo muito importante no apoio da consolidação da língua portuguesa como também uma expressão solidária do povo português, especialmente, dos amigos que estão a valorizar (...) a promoção da língua portuguesa", disse Bendito Freitas.
 
Segundo o ministro timorense, os livros vão ajudar as crianças de Timor-Leste a ter um maior acesso a materiais pedagógicos, especialmente a manuais que podem facilitar a leitura nas salas de aula.
 
O presidente da direção da "Karingana Wa Karingana", Tiago Bastos, explicou à agência Lusa que a campanha de recolha foi um êxito e que os livros vão ser distribuídos por várias escolas do país, nomeadamente em Baucau e Gleno.
 
"Os livros vão ser distribuídos por várias escolas do país e vão satisfazer algumas das necessidades do ministério", disse.
 
No âmbito da deslocação da "Karingana Wa Karingana" a Timor-Leste, está também previsto um concerto do músico Luís Represas na sexta-feira em Díli para recolha de fundos para o Sport e Benfica de Timor-Leste.
 
MSE //EJ.
 
Embaixador de Portugal em Díli destaca abnegação de professores para consolidação da língua portuguesa
 
15 de Outubro de 2012, 08:53
 
Díli, 15 out (Lusa) - O embaixador de Portugal em Timor-Leste, Luís Barreira de Sousa, destacou hoje o "sacrifício e abnegação" dos professores timorenses para a evolução e consolidação da língua portuguesa, registada nos últimos anos em Timor-Leste.
 
"Partimos de uma situação em 1999, em que a percentagem da população que saberia ler, escrever e falar português não ultrapassaria os 4 por cento, para uma situação atual em que a percentagem da população que sabe ler, escrever e falar português já é superior a 23 por cento", disse o diplomata português.
 
Para o embaixador de Portugal, aquele "resultado notável" foi possível graças ao "sacrifício e abnegação dos professores timorenses, que são efetivamente a parte mais importante neste processo".
 
"Tiveram que fazer grandes sacrifícios na sua vida profissional e familiar, para além de dar aulas, acompanhar as ações de formação profissional", acrescentou.
 
Luís Barreira de Sousa falava no final da cerimónia de entrega de 50 mil livros recolhidos pela associação portuguesa de apoio à lusofonia "Karingana Wa Karingana" ao Ministério da Educação de Timor-Leste.
 
Segundo o último senso realizado em Timor-Leste, em junho de 2010, 39 por cento dos timorenses entre os 15 e os 24 anos sabiam ler, falar e escrever português.
 
MSE //EJ.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

3 comentários:

Anónimo disse...

Que beleza! E isso tudo com a modesta ajuda do Brasil

Anónimo disse...

Efetivamente não sei qual o parágrafo que me mete mais dó.... talvez aquele que diz que quase 40% dos timorenses entre os 15 e os 24 aos sabe ler, falar e escrever... Adoro discursos politicamente correctos!
Já agora, um parágrafo de apoio aos professores portugueses e brazileiros, que dão tudo por estes projectos? Teria ficado bem ao Sr Embaixador...
Sem palavras!

Anónimo disse...

"Tiveram que fazer grandes sacrifícios na sua vida profissional e familiar, para além de dar aulas, acompanhar as ações de formação profissional", acrescentou.

Senhor Embaixador, diz-nos lá que sacrificio! Então estes professors não estão por aí porque recebem salários de um nível muito elevado do que nos países de origem e porque nos seus países há um número de desemprego muito elevado? Se livrar do desemprego e ter salário alto são sacrificios, penso que muitos dos Brasileiros e portugueses também querem sacrificar. Voluntarios não faltam e não faltarão.

Mais lidas da semana