sábado, 10 de novembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA VESTE DE GUARANI-KAIOWÁ

 


Desacato - Editorial
 
Às portas do início da Semana da Consciência Negra, Florianópolis vestiu-se de Guarani-Kaiowá, os excluídos-despejados ocuparam um terreno em São José (Ocupação Contestado), e se discutiu profundamente o estado da Saúde Pública.
 
Driblando à sociedade, os vereadores, no fim melancólico desta gestão legislativa antipopular, votaram alguns itens do zoneamento, sem ter a sensibilidade de esperar a conclusão do debate do Plano Diretor, que transcorre como pálida cauda de cometa na escura noite da cidade, mal planejada, mal administrada e com sinais de crescente irritação social.
 
O que era confortável para os ricos e os setores alienados da classe média: a autoritária verdade única e monopólica, começa a quebrar-se. Nas últimas semanas, a sociedade tem se autoconvocado através dos veículos e redes de comunicação social e jornalística independentes, e demonstrou que já não está tão sujeita ao monopólio RBS e seus repetidores.
 
Falta muito ainda para quebrar o cerco midiático na Cidade, mas, os meios independentes, com esforço, estão acertando o passo. A correlação de forças na área comunicacional poderá determinar o futuro da democracia de Florianópolis e Região. O caminho é duro, Outra Cidade é Possível.
 
Florianópolis, 11 de novembro de 2012.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana