terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cabo Verde e Timor-Leste reforçam cooperação na formação e ensino do português

 

CLI – JPF – Lusa, com foto
 
Cidade da Praia, 3 dez (Lusa) - O presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, disse hoje que Cabo Verde e Timor-leste vão reforçar a sua cooperação bilateral no domínio da justiça, luta contra a pobreza, ensino do português, formação profissional e saúde.
 
Jorge Carlos Fonseca falava hoje à imprensa após regressar de uma visita a Timor-leste, onde participou na quarta-feira em Same, a sul de Díli, nas cerimónias do centenário da revolta do Manufahi e no 37.º aniversário da proclamação unilateral da independência do país.
 
O Chefe de Estado cabo-verdiano explicou que durante a sua visita foi assinado um memorando de entendimento entre os dois países para reforçar a cooperação que apesar "ser antiga, necessitava de definição de ações concretas".
 
O memorando estabelece que no primeiro trimestre de 2013 estará em Cabo Verde uma missão técnica multidisciplinar para estabelecer um roteiro e um calendário da sua implementação nas áreas já identificadas.
 
"Procuramos ações e medidas concretas para transformar intenções em algo efetivo. O memorando já assinado privilegia a cooperação financeira e económica, mas também os domínios da formação profissional e de quadros timorenses nas universidades cabo-verdianas e assistência técnica cabo-verdiana naquilo que for solicitado pelos timorenses, como por exemplo no domínio da justiça e da agricultura", disse.
 
Jorge Carlos Fonseca explicou que existe ainda a possibilidade de Cabo Verde obter empréstimos concessionais para execução de projetos nas áreas de infra-estruturas, habitação social, como também a abertura de uma linha de crédito para financiamento de projetos de cariz privado, além da possibilidade de quadros cabo-verdianos trabalharem em Timor-leste.
 
"É um conjunto vasto de possibilidades que serão discutidas e reconfirmadas durante a visita da missão técnica em 2013. Estou convencido que Timor, com a estabilidade política e com os recursos financeiros que dispõe, pode ser um bom parceiro de Cabo Verde. Timor vive um momento especial e apesar dos avanços registados é um país que tem ainda um longo caminho a percorrer para o seu desenvolvimento", considerou.
 
Jorge Carlos Fonseca referiu que o arquipélago necessita de diversificar a sua cooperação tendo em conta a crise financeira na Zona Euro, que afeta os principais parceiros de Cabo Verde.
 
"No contexto de dificuldades que o país enfrenta neste momento, sobretudo pelo facto de a economia cabo-verdiana estar muito dependente de economias da zona euro afetadas pela crise internacional, é obrigação dos responsáveis políticos cabo-verdianos procurarem novos caminhos, novas parcerias. E creio que Timor, - assim como Angola, China e Brasil - pode ser um novo parceiro e vislumbro boas perspetivas nesta cooperação mesmo do ponto de vista da cooperação económica e financeira.
 
Durante a sua visita a Timor-Leste, o presidente de Cabo Verde reuniu-se com o presidente timorense, o presidente do parlamento nacional, Vicente Guterres, e com o vice-primeiro-ministro timorense, Fernando La Sama de Araújo.
 
Jorge Carlos Fonseca encontrou-se ainda com a comunidade cabo-verdiana em Díli e fez uma visita à Universidade Nacional de Timor-Leste.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana