terça-feira, 4 de dezembro de 2012

GUINÉ-BISSAU VAI ACABAR COM RECRUTAMENTO MILITAR DE CRIANÇAS

 


Diário de Notícias - Lusa, publicado por Graciosa Silva
 
A Guiné-Bissau comprometeu-se hoje junto da comunidade internacional a acabar com o recrutamento militar de crianças, juntando-se aos 105 países que assinaram, em Nova Iorque, o Compromisso de Paris com esse fim.
 
O anúncio da adesão da Guiné-Bissau ao acordo para acabar com recrutamento de crianças por forças armadas e grupos militares foi feito na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, durante uma reunião do fórum ministerial de seguimento dos Princípios e Compromisso de Paris.
 
"O recrutamento de crianças tem de ter um preço político para os perpetradores persistentes em processos de paz", defendeu na ocasião Leila Zerrougui, representante especial do secretário-geral da ONU para Crianças em Conflitos Armados.
 
"Acabar com a impunidade para os que cometem violações sérias contra crianças não é apenas um remédio, mas também um importante dissuasor para prevenir o recrutamento de crianças", adiantou.
 
Além da Guiné-Bissau, aderiram ao Compromisso de Paris Bolívia, Comoros, Kuwait e Iémen, elevando a 105 o número de signatários.
 
O número de crianças envolvidas em conflitos está estimado nas dezenas de milhar em todo o mundo, não só como soldados, mas também bombistas suicidas, escudos humanos e até escravos sexuais.
 
O evento na ONU foi organizado pelo Governo de França, UNICEF e representante especial do secretário-geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados.
 
"Os apoios de hoje demonstram um consenso global e demonstram a determinação da comunidade internacional para abolir a prática desumana de recrutamento de crianças", afirmou o embaixador francês para os Direitos Humanos, François Zimeray.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana