terça-feira, 18 de dezembro de 2012

SUÍÇA VAI DEVOLVER 32,6 MILHÕES DE EUROS A ANGOLA

 

EL – EJ - Lusa
 
Luanda, 18 dez (Lusa) - A Suíça e Angola chegaram a acordo para a devolução de 32,6 milhões de euros que estavam bloqueados em vários bancos suíços, noticiou hoje o diário estatal Jornal de Angola.
 
O acordo, alcançado na segunda-feira, foi anunciado oficialmente pelas autoridades suíças em comunicado divulgado em Berna.
 
"A devolução do dinheiro angolano surge depois de um longo processo de negociações empreendido pelos governos dos dois países", salientou o Jornal de Angola.
 
Segundo o diário estatal angolano, as autoridades bloquearam o dinheiro depositado por Angola em bancos suíços, presumindo que se tratava de "dinheiro sujo".
 
Em 2005, após uma investigação, o Procurador-Geral de Genebra concluiu que o dinheiro angolano "tinha origem legal e todas as suspeitas faziam parte de uma campanha internacional, orquestrada contra Angola, para travar a ofensiva contra as tropas de Jonas Savimbi", acrescentou o Jornal de Angola.
 
O acordo, assinado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Suíça, Yves Rossier, e por Carlos Alberto Fonseca, secretário para as Relações Exteriores do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, prevê que o dinheiro a devolver seja aplicado no financiamento de projetos de desenvolvimento em Angola.
 
A execução do acordo atribui à Suíça, bem como a Angola, o controlo da aplicação do dinheiro.
 
O acompanhamento por parte de Berna é feito pela Direção do Desenvolvimento e da Cooperação (DDC) do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana