quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Timor-Leste: TRÁFICO DE MULHERES É “PROBLEMA”, IDOSOS COM MENOR PENSÃO

 


PR timorense diz que tráfico de mulheres é "problema grave" que deve ser combatido com eficácia
 
05 de Dezembro de 2012, 19:35
 
Díli, 05 dez (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, disse hoje que o tráfico de mulheres continua a ser um "problema grave" que o país tem de combater com eficácia.
 
"Esta realidade continua a ser um problema grave que temos de combater continuamente e com mais energia. Precisamos de estar alerta e adquirir mais experiência para alcançarmos cada vez mais eficácia na repressão e prevenção das atividades ligadas ao tráfico de mulheres e de crianças no nosso país", afirmou o chefe de Estado timorense.
 
Taur Matan Ruak discursava na sessão de abertura da Conferência Internacional Contra o Tráfico de Mulheres, que começou hoje e termina na quinta-feira, no salão nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Díli.
 
"Esta conferência internacional é, por isso, muito oportuna para alertar a sociedade, articular organizações e aumentar a prevenção contra essas atividades ilegais", disse o Presidente timorense.
 
No discurso, o Presidente deixou um alerta a todos os envolvidos no combate ao tráfico de mulheres, salientando que é preciso saber "distinguir bem entre as vítimas e prevaricadores".
 
"As mulheres e as crianças traficadas são objetivamente as vítimas nesta atividade criminosa. As vítimas devem encontrar por parte do Estado e das organizações sociais interessadas apoio para poder ajudar ao combate e à punição dos verdadeiros culpados", alertou Taur Matan Ruak.
 
Para o Presidente timorense, as "vítimas não podem ser tratadas como se fossem autores dos crimes", porque vai desencorajar aquelas mulheres e crianças a pedir ajuda e a denunciar atividades criminosas.
 
A conferência conta com a participação de autoridades judiciais, policiais e organizações da sociedade civil envolvidas no combate ao tráfico de mulheres.
 
O relatório de 2012 do Departamento de Estado norte-americano sobre Tráfico de Pessoas refere que Timor-Leste é um país de destino de mulheres e raparigas oriundas da China, Indonésia e Filipinas, que depois são sujeitas a exploração sexual.
 
O documento refere também que mulheres timorenses poderão ter sido enviadas para Singapura e outros países do sudeste asiático para trabalhos domésticos forçados.
 
Segundo as Nações Unidas, mais de 2,4 milhões de pessoas são vítimas de tráfico de seres humanos, um negócio mundial de 32 mil milhões de dólares.
 
Quase 80 por cento dos casos de tráfico de serem humanos são para exploração sexual.
 
MSE // VM.
 
Secretário-geral da ASEAN satisfeito por pedido de adesão de Timor-Leste ser "consenso nacional"
 
05 de Dezembro de 2012, 20:27
 
Díli, 05 dez (Lusa) - O secretário-geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Surin Pitsuawan, manifestou hoje satisfação por o pedido de adesão de Timor-Leste àquela organização ser um consenso nacional.
 
"Estou muito satisfeito por perceber que o pedido de adesão à ASEAN é um consenso na liderança de Timor-Leste", afirmou aos jornalistas Surin Pitsuawan, no final de um encontro com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak.
 
O secretário-geral da ASEAN, que termina o mandato no final do ano, iniciou na terça-feira uma visita oficial de dois dias a Timor-Leste, tendo mantido encontros com as autoridades timorenses.
 
"Queríamos ter a certeza de que a política não mudou com a mudança de Governo. Há um compromisso único e isso é bom e soubemos quais os planos, estratégias e políticas que foram postas em prática para que Timor-Leste avance para o futuro", salientou o tailandês Surin Pitsuawan.
 
"Isso faz-me acreditar que Timor-Leste vai avançar para o futuro com confiança, estabilidade, prosperidade e segurança garantida", acrescentou.
 
A candidatura de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi admitida em novembro de 2011 durante a conferência de chefes de Estado e de Governo daquela organização, realizada em Bali.
 
O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, defendeu que Timor-Leste deveria entrar como membro de pleno direito na cimeira de 2013, mas Singapura tem defendido que seja só no ano 2015.
 
Singapura tem levantado algumas reservas à entrada de Timor-Leste na ASEAN, relacionadas com a preparação dos recursos humanos timorenses.
 
Questionado sobre o que Timor-Leste precisa de melhorar para fazer parte da ASEAN, Surin Pitsuawan disse que o país está a "fazer as coisas certas".
 
"As coisas não se conseguem de um dia para o outro. Há uma grande vontade e empenho", afirmou, sublinhando que a educação e a qualidade dos recursos humanos é muito importante.
 
"Penso que a educação é extremamente importante, aqui e em muitos Estados-membros da ASEAN. A qualidade dos recursos humanos é extremamente importante. Não só para desenvolverem o seu país, mas também para competir na comunidade da ASEAN e a nível global", acrescentou.
 
A deslocação do secretário-geral da ASEAN a Timor-Leste termina na quinta-feira com visitas ao Cristo Rei e ao Museu da Resistência timorense.
 
A ASEAN, criada a 08 de agosto de 1967, tem como principais objetivos fomentar o crescimento económico e a estabilidade na região do sudeste asiático.
 
São Estados-membros da ASEAN, Singapura, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Malásia, Brunei, Vietname, Birmânia, Laos e Camboja.
 
MSE // VM.
 
Nacional pede explicação sobre redução da pensão dos idosos
 
05 de Dezembro de 2012, 16:35
 
Os deputados no Parlamento Nacional, pedem uma explicação ao Ministério da Solidariedade Social e MInistério da Administração Estatal sobre a redução das pensões aos idosos feita pelos chefes dos sucos.

Numa primeira fase de pagamento, os chefes de sucos cortaram $20, no segundo período $10 e numa terceira fase $5. Por isso o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares quer ouvir uma explicação profunda da parte dos Ministérios da Solidariedade Social (MSS) e da Administração Estatal.

Adriano João do Partido Democrático quer saber se as duas entidades deram alguma orientação aos chefes dos sucos para diminuirem as pensões dos idosos.

Os dois ministérios devem falar claramente sobre esta questão, o porquê dessa redução e para quem é está a ir este valor, disse Adriano João.

Rogério Alves, estudante da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, disse que os chefes de sucos estão fazer manobras para o seu interesse privado, por isso solicitou aos MSS e Ministério Estatal que investiguem a questão.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

Sem comentários:

Mais lidas da semana