segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TRÁFICO DE MULHERES E DE DROGA EM TIMOR-LESTE, A PAZ, A INVASÃO, O PORTUGUÊS

 


Tráfico de Mulheres em Díli
 
03 de Dezembro de 2012, 11:18
 
A conferência internacional Contra o Tráfico de Mulheres, vai decorrer nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2012, em Díli, no salão nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros, informa a Rede Feto num comunicado.

Durante os próximos dois dias, os convidados irão discutir a questão de tráfico de mulheres, o tráfico de droga, os desafios enfrentados pelo país e os mecanismos para prevenir e combater a referida condição junto com os membros governamentais, sociedade civis, igreja e os representantes do sector de justiça.

Segundo o comunicado, a conferência contará com a presença de peritos chineses, indonésios, filipinos, australianos, elementos dos sectores privados e corpos diplomáticos de Timor-Leste.

Esta conferência é organizada pelos Steering Committee em conjunto com de Ministério dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação, Secretaria de Estado Promoção e Igualidade, Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça, peritos de Timor-Leste, Fundação Alola, Fokupers, Rede Feto e a Organização Internacional para Imigração (IOM).

SAPO TL com CJITL

A entrega de prémio pela Paz aos jornalistas está próxima
 
A Associação dos Jornalistas Timor Lorosa’e (AJTL) informa a todos os jornalistas timorenses que na próxima semana, dia 10 de Dezembro, será o dia do grande evento de atribuição do prémio pela paz aos jornalistas no país.

O chefe da comissão organinizadora do evento, Júlio Gil da Silva Guterres informou a CJITL que os membros da AJTL e quase duzentos convidados irão desfilar no tapete vermelho, no quinto andar do Timor Plaza com o fim de festejarem a cerimónia de entrega do prémio.

O evento vai contar com a presença do membro honorário da AJTL da Indonésia, e uma delegação da Southeast Asia Press Alliance – SEAPA.
A festa será animada por uma banda timorense, incluindo artistas nacionais como Ego Lemos e Tuta Silva.

SAPO TL com CJIT
 
Exposição sobre o dia da invasão indonésia a Timor-Leste
 
03 de Dezembro de 2012, 14:29
 
O grupo cultural Arte Moris vai abrir as portas do seu auditório para a exposição sobre o dia da invasão indonésia a Timor-Leste, no dia 7 de dezembro, às 18h.

Faz 37 anos que a Indonésia invadiu Timor-Leste e a Arte Moris irá recordar o dia com uma exposição. No dia 7 de dezembro de 1975, a guerra tinha começado em Timor-Leste. Os timorense defendiam a sua independência. Três Frentes lutavam pelo país, a Frente Armada, Frente Clandestina e a Frente Diplomata", segundo o comunicado.

Ainda hoje, depois da independência, Timor enfrenta mais uma guerra, precisa lutar pelo desenvolvimento e prosperidade do país. Para lutar é preciso um Movimento Criativo que sirva de guia de desenvolvimento e prosperidade para timorenses, em nota no comunicado da Arte Moris.

SAPO TL com CJITL

Português, uma língua cada vez global - Ana Paula Laborinho
 
03 de Dezembro de 2012, 20:03
 
Mais de 160.000 pessoas de países não lusófonos estão a aprender português, contribuindo para a sua «crescente afirmação como uma língua global», disse hoje à agência Lusa a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho.
 
«O crescimento do interesse pelo português fora da Europa está em alta, nomeadamente na África Austral, na América do Sul e na China», precisou Ana Paula Laborinho.
 
«Infelizmente, a Europa é a região que não compreende que o português é uma língua global, em grande afirmação, o que para a Europa é também uma mais-valia. Muitas vezes, quando são elencadas as grandes línguas europeias, constatamos que o português não está incluido», acrescentou.
 
Diário Digital / Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana