segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SECRETÁRIO-GERAL DA ASEAN INICIA VISITA A TIMOR-LESTE NA TERÇA-FEIRA

 

RTP - Lusa
 
O secretário-geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Surin Pitsuawan, realiza entre terça e quinta-feira uma visita a Timor-Leste, depois de uma primeira deslocação prevista para março passado ter sido cancelada.
 
Em comunicado à imprensa, hoje enviado, o ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste informa que a visita ocorre no âmbito de um convite endereçado pelo governo timorense.
 
O secretário-geral da ASEAN deveria ter realizado uma visita oficial a Timor-Leste em março, mas que foi cancelada por "motivos de força maior e alheios à vontade" das autoridades timorenses, como referiu, naquela altura, o ministério dos Negócios Estrangeiros timorense, ainda liderado por Zacarias da Costa.
 
Durante a sua estada em Díli, Surin Pitsuawan terá encontros com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres, devendo ainda reunir-se com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.
 
No âmbito da visita, está também previsto um "diálogo interativo", a realizar no ministério dos Negócios Estrangeiros, e visitas ao Cristo Rei e ao Museu Nacional da Resistência.
 
O secretário-geral da ASEAN, que termina este ano o seu mandato, viaja acompanhado de uma delegação técnica.
 
A candidatura de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi admitida em novembro de 2011 durante a conferência de chefes de Estado e de Governo daquela organização, realizada em Bali.
 
O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, defendeu que Timor-Leste deveria entrar como membro de pleno direito na cimeira de 2013, mas Singapura tem defendido que isso aconteça só no ano 2015.
 
Singapura tem levantado algumas reservas à entrada de Timor-Leste na ASEAN, relacionadas com a preparação dos recursos humanos timorenses.
 
A ASEAN, criada a 08 de agosto de 1967, tem como principais objetivos fomentar o crescimento económico e a estabilidade na região do sudeste asiático.
 
São Estados-membros da ASEAN, Singapura, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Malásia, Brunei, Vietname, Birmânia, Laos e Camboja.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana