sábado, 12 de janeiro de 2013

Angola: TRÁFICO DE SERES HUMANOS EM DEBATE




Jornal de Angola, com foto

Efectivos do comando de Luanda da Polícia Nacional participam na segunda e na terça-feira num seminário sobre o combate do tráfico de seres humanos no país.

A cerimónia de abertura do encontro é presidida pelo governador de Luanda, Bento Bento, e a de encerramento pelo comandante-geral da Polícia Nacional, comissário geral Ambrósio de Lemos.

O tráfico de seres humanos tem sido tema de vários encontros entre as autoridades e parceiros sociais. Num seminário sobre tráfico de seres humanos, realizado no Uíge, foi salientada a importância de se intensificarem as acções de sensibilização juntos das famílias sobre o assunto.

O encontro, promovido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), teve a participação de 47 especialistas dos Serviços de Migração e Estrangeiros, da direcção provincial de Investigação Criminal, Polícia de Guarda Fronteiras, Fiscal e da Ordem Pública, incluindo quadros da direcção provincial da Educação e da Procuradoria-Geral da República.

Centros de acolhimento

A criação de centros de acolhimento e assistência às vítimas do tráfico de seres humanos, o reforço das fronteiras com meios humanos e materiais, a necessidade de sensibilizar a sociedade para desencorajar o auxílio à imigração ilegal foram outras recomendações saídas do seminário. Os participantes concluíram ser necessário melhorar a cooperação e coordenação entre as diferentes instituições do Estado e da sociedade civil que intervêm nas políticas migratórias, incluindo as agências internacionais especializadas.

No seminário foi igualmente a importância de promover iniciativas de investigação, de recolher dados e de dar formação a especialistas do SME e da Polícia Nacional para poderem ser formuladas políticas adequadas à gestão dos movimentos migratórios. 

“Identificar um caso de tráfico de pessoas”, “o fenómeno de tráfico de seres humanos” e “assistência directa às vítimas do tráfico” foram temas discutidos no seminário. Na ocasião, o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Afonso Luviluco, recordou que o combate ao tráfico de seres humanos é uma questão prioritária e que a acção formativa se destina a dotar os participantes de instrumentos e conhecimentos para lidar com o fenómeno.  “O tráfico de seres humanos tem consequências negativas, pois atenta contra a segurança do Estado”, disse o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Afonso Luviluco.

Sem comentários:

Mais lidas da semana