sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

AUTOESTRADA NO TIMOR-LESTE COM FOME, MÁS ESTRADAS, MÁS ESCOLAS E MAUS HOSPITAIS




Governo timorense lança projecto de construção da primeira autoestrada do país

Jornal i – Lusa, com foto

Os ministros das Obras Públicas e dos Recursos Naturais de Timor-Leste assinaram hoje o projeto de construção da primeira autoestrada do país, cujas obras devem arrancar em junho.

"É um megaprojeto com um orçamento de quase 10 milhões de dólares por quilómetro", afirmou o ministro das Obras Públicas timorense, Gastão Francisco de Sousa.

A autoestrada com quatro faixas deverá estar terminada em 2017 e vai ser construída na costa sul de Timor-Leste entre o Suai e Beasu num total de cerca de 155 quilómetros.

Em junho, segundo o ministro das Obras Públicas, deverá ter início a construção da primeira fase da autoestrada, cerca de 33,3 quilómetros, que vão ligar o Suai e Fatukai.

Nos próximos meses, as autoridades timorenses vão lançar um concurso internacional para a implementação da primeira fase.

Segundo o ministro das Obras Públicas, há empresas da China, Singapura e da Indonésia "muito interessadas" em concorrer ao projeto.

A autoestrada vai suportar o negócio da indústria petrolífera que o governo timorense pretende criar na costa sul do país entre Suai e Beasu, conhecido como projeto Tasi Mane.

"É uma parte fundamental para ligar os três polos de crescimento na costa sul de Timor-Leste: Suai, Betano e Beasu", afirmou o ministro dos Recurso Naturais, Alfredo Pires.

Alfredo Pires explicou que a autoestrada vai permitir que o tempo da viagem entre o Suai e Beasu, que agora demora 10 horas, passe a durar uma hora e meia.

O projeto Tasi Mane tem como principal objetivo desenvolver a costa sul do país através da indústria petrolífera e inclui a construção de três grupos industriais, que serão a espinha dorsal daquele setor empresarial do país.

Tasi Mane inclui a base de fornecimento do Suai, a refinaria e um grupo de indústria petroquímica em Betano e uma exploração de gás (através do gasoduto que as autoridades timorenses pretendem ver construído a partir do Greater Sunrise) em Viqueque/Beasu.

A cerimónia de lançamento da construção da autoestrada decorreu nos escritórios da empresa petrolífera timorense TimorGAP.

PR timorense pede ao Governo para reparar estradas, escolas e hospitais do país

24 de Janeiro de 2013, 23:32

Díli, 25 jan (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, pediu quinta-feira ao Governo para se empenhar nos próximos cinco anos na reparação da rede rodoviária, escolas e hospitais do país, porque há dinheiro para a reabilitação daquelas infraestruturas.

O chefe de Estado timorense falava no distrito de Oecussi, enclave em Timor Ocidental, onde terminou uma visita realizada no âmbito da iniciativa presidencial para promover o diálogo comunitário nos 13 distritos do país, iniciada em outubro, e que teve como principal objetivo conhecer de perto as dificuldades da população.

Em Oeucussi, o "Presidente garantiu que o país se encontra numa situação financeira que permitirá reparar toda a rede rodoviária nos próximos cinco anos, mas é necessário que o Governo, como principal responsável, se empenhe neste trabalho e inclua escolas e hospitais", refere em comunicado à imprensa divulgado quinta-feira a Presidência timorense.

No diálogo com as comunidades de Oecussi, Taur Matan Ruak pediu às pessoas para "trabalharem arduamente" e "colaborarem com o Estado" para melhorarem as condições de vida.

O Presidente timorense disse também que é importante a população pensar na "economia familiar" e investir na educação e saúde dos filhos.

Taur Matan Ruak, antigo chefe das Forças Armadas do país, foi eleito Presidente de Timor-Leste em abril, substituindo no cargo o Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta.

MSE // ARA.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Alfredo Pires,

Que Timor faz tudo ao contrario ja nao me espanta, as casas sao comecadas pelo telhado, fazer uma autoestrada onde nao existe carros, parece-me surreal.

Por favor nao gastem desse modo o dinheiro do povo, primeiro reparem as estradas normais e depois construam autoestradas.

Beijinhos da Querida Lucrecia

Norberto Legimai disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Hau Rona osan hodi cria auto-estrada nee "DEBE"husi Banco ADB (Asian Development Bank)...

Auto-estrada nee plano neebe diak mas se bele karik gere (maneja) halonusa para selu fila fali ema nia osan hodi nunee futuras gerações labele terus no susar...

Nee laos ba auto-estrada deit maibe qualquer "Debe" neebe governo cria hodi halo desenvolvimento... Estuda ou haree tok país sira iha africa, América latina balun neebe "Debe" Banco Mundial no IMF sira... País hirak nee continua kiak tamba sira nia governo " Debe" no la consegue selu fila fali... nia consequencia mak Corte ba salário funcionário hotu hotu iha país nia laran no sei halo privatização ba serviços essenciais neebe estado cria hanesan água, electricidade (energia), operadora telefónica, correio, banco público, exportação ba produtos agrícolas neebe comunidades iha aldeia necessita hodi sobreviver, no seluk balun tan... se privatização acontece então "sistema" sei cria exclusão boot iha sociedade tamba poder nee iha ema balun nia liman deit... pois, liafuan ida "Democracia" neebe dehan buat hotu iha povo nia liman nee la existe.

Mais lidas da semana