quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cabo Verde: MOURINHO ELOGIA ANTUNES, MENOS LIBERDADE MAS BOM, NEVES EM LISBOA




José Mourinho deixa grandes elogios ao cabo-verdiano Lúcio Antunes

31 de Janeiro de 2013, 11:55

Cidade da Praia, 31 jan (Lusa) -- José Mourinho, treinador do Real Madrid, deixou rasgados elogios ao selecionador de futebol de Cabo Verde, Lúcio Antunes, em declarações reproduzidas hoje pela edição online do jornal A Semana.

O treinador português, que recebeu em dezembro Lúcio Antunes num estágio que o técnico cabo-verdiano realizou no Real Madrid, está a acompanhar com atenção a campanha de Cabo Verde da Taça das Nações Africanas, na estreia absoluta dos "Tubarões Azuis" na competição continental, a decorrer na África do Sul.

"É um técnico inteligente, tem ideias próprias, é organizado, metódico e ambicioso. É um ótimo treinador", elogiou José Mourinho, lembrando que Lúcio Antunes formou um grupo unido e de sucesso.

Em Port Elizabeth, no Estádio West Boirnover, a seleção cabo-verdiana continua a preparar o jogo de sábado com o Gana, nos quartos de final da CAN, e, segundo o boletim clínico dos "Tubarões Azuis", apenas o defesa Guy Ramos apresenta limitações físicas, mas nada que o afaste do encontro com os ganeses.

Na primeira fase da prova, no Grupo A, Cabo Verde apurou-se depois de empates 0-0 com a anfitriã África do Sul e 1-1 com Marrocos, vencendo, depois, Angola por 2-1.

Nas contas finais, Cabo Verde somou cinco pontos, os mesmos da seleção anfitriã, mas ficando em segundo lugar devido à diferença de golos - menos um.

JSD // NF.

Sindicato de Cabo Verde diz que apesar de descida acentuada, situação é boa

31 de Janeiro de 2013, 13:47

Cidade da Praia, 31 jan (Lusa) -- A presidente da Associação Sindical dos Jornalistas Cabo-verdianos (AJOC) considerou hoje que a descida de Cabo Verde no "ranking" de Liberdade de Imprensa foi "acentuada", mas que, apesar disso, a situação do país "é boa".

No relatório dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que engloba o "Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2013", divulgado na quarta-feira, Cabo Verde caiu do 9.º para o 25.º lugar e aparece, tal como a Guiné-Bissau e o Brasil, como um dos países lusófonos com maior descida.

Carla Lima chamou a atenção para alguns "casos de limitação ao acesso da informação" que envolveram jornalistas no ano passado e que, na sua opinião, terão também contribuído para que Cabo Verde caísse 16 lugares no ranking.

Ao contrário da ideia de "descida ligeira" no "ranking" defendida na quarta-feira pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, Carla Lima reconheceu tratar-se de uma queda "acentuada".

"Cabo Verde perdeu 16 posições no ranking da Liberdade de Imprensa. É uma descida acentuada. Mas continuamos a estar bem colocados em termos de liberdade de imprensa. Mas tivemos também problemas de limitação da liberdade de imprensa, casos que naturalmente foram comunicados à RSF. Mas continuamos a ter uma situação boa", explicou.

Segundo Carla Lima, a pluralidade de respostas, bem como de organismos envolvidos nos questionários, na sequência de um pedido feito nesse sentido pela AJOC, fez com que o resultado fosse alterado.

Além de um maior número de jornalistas a responder, houve também algumas organizações da sociedade civil, cuja credibilidade e capacidade para se posicionar sobre a questão da liberdade de imprensa é reconhecida pela sociedade cabo-verdiana.

"Fizemos o pedido, a RSF concordou. Isso, por um lado, para explicar o 25.º lugar, ou seja, temos uma maior pluralidade de opinião em relação ao questionário que depois dá origem ao ranking", precisou a também jornalista da Rádio de Cabo Verde.

JSD // VM.

Problemas da comunidade e Internacional Socialista na visita de PM de Cabo Verde a Portugal

31 de Janeiro de 2013, 11:20

Cidade da Praia, 31 jan (Lusa) - Os problemas habitacionais e de inserção socioeconómica da comunidade cabo-verdiana na Grande Lisboa e a reunião do Conselho da Internacional Socialista (IS) são os temas centrais da visita a Portugal que o primeiro-ministro de Cabo Verde inicia na sexta-feira.

As vertentes da deslocação foram indicadas hoje pelo próprio chefe do executivo cabo-verdiano, José Maria Neves, numa conferência de imprensa, em que salientou que não haverá encontros oficiais com o seu homólogo português, Pedro Passos Coelho.

O chefe do Governo, que será acompanhado pela ministra das Comunidades cabo-verdiana, Fernanda Fernandes, indicou também que a questão da renegociação do contrato entre a Portugal Telecom e a Cabo Verde Telecom não está na agenda da visita a Portugal, para onde parte hoje à noite e de onde regressará à Cidade da Praia a 06 de fevereiro.

"A razão principal da visita está relacionada com os problemas existentes entre a comunidade cabo-verdiana residente em Portugal, mais particularmente na zona da Grande Lisboa, como a habitação, inserção socioeconómica, formação profissional e segurança social", explicitou.

Durante os cinco dias da visita, José Maria Neves terá encontros com os presidentes das câmaras da Amadora, Oeiras, Almada e Lisboa destinadas a encontrar soluções conjuntas para os problemas, "alguns deles graves", bem como com responsáveis de empresas e de universidades.

Segundo o primeiro-ministro de Cabo Verde, a ideia é mostrar o "sucesso" do exemplo da integração social da comunidade crioula em Oeiras, onde, citando o edil local, Isaltino Morais, uma sondagem mostra que 90 por cento dos cidadãos cabo-verdianos se sentem "satisfeitos" com os resultados.

Além da habitação, em que o caso do Bairro de Santa Filomena, Amadora, é um dos temas a debater, há a questão do envelhecimento de parte significativa da comunidade cabo-verdiana residente em Portugal, uma vez que não descontaram para a segurança social e auferem poucos ou nenhuns rendimentos.

O envolvimento das famílias é "fundamental" para se resolver o problema, disse, uma vez que o Governo, por si só, não consegue ultrapassá-los, pelo que vai pedir também apoio ao executivo português, organizações não-governamentais e empresas para que os mais idosos se mantenham em Portugal ou regressem a Cabo Verde.

No sábado, o primeiro-ministro assistirá no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, junto com a comunidade cabo-verdiana local, ao jogo dos quartos-de-final da Taça Africana das Nações (CAN2013) que oporá Cabo Verde ao Gana.

Na segunda-feira, em Cascais, Neves, também na qualidade de presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), participa na reunião do Conselho da Internacional Socialista, em que será orador no painel "Economias Emergentes e em Desenvolvimento e Estratégias para a Saída da Crise".

Na terça-feira, na Aula Magna na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Nova Lisboa, o primeiro-ministro será também orador numa palestra sobre o tema "Estratégia de Transformação de Cabo Verde e Oportunidades de Investimento".

José Maria Neves regressa à Cidade da Praia na tarde de 06 de fevereiro, depois de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

JSD // VM.

Sem comentários:

Mais lidas da semana