sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

São Tomé e Príncipe: SOL AMIGO DAS ESCOLAS, BM DOA 2,7 MILHÕES DE DÓLARES




Mais de três dezenas de escolas de São Tomé e Príncipe iluminadas por painéis solares

24 de Janeiro de 2013, 16:37

São Tomé 24 Jan. (Lusa) -- O projeto 'Escola Solar' está a iluminar com painéis solares 33 escolas de São Tomé e Príncipe em zonas rurais sem energia elétrica pública, refere os resultados do programa hoje anunciados.

Com um apoio de 255 mil euros do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o projeto foi lançado em abril de 2011 e superou as expectativas iniciais das autoridades.

"Nós tínhamos uma previsão de iluminar aproximadamente 53 salas de aulas, mas ultrapassámos as expetativas e conseguimos dotar de iluminação, através de painéis solares 63 salas de aulas de 33 escolas em São Tomé", disse aos jornalistas Maite Mendizabal, coordenadora local do projeto.

Maite Mendizabal explicou ainda que todas estas escolas são do meio rural, onde se realizam "aulas de ensino básico e de alfabetização de adultos".

'Escola Solar' é um projeto que visa dotar de iluminação todas escolas do meio rural que não têm energia da rede da Empresa de Agua e Eletricidade (EMAE), onde "era difícil ensinar a partir das 17 horas", explicou a coordenadora são-tomense do projeto.

O adido da cooperação da embaixada de Portugal na capital são-tomense, Nuno Vaz, congratulou-se com os resultados alcançados em dois anos de execução do projeto.

"Quando este projeto começou a ser financiado ainda não havia essa perspetiva inovadora na cooperação portuguesa, o que significa que o próprio projeto veio ao encontro daquilo que estava na mente dos negociadores em Portugal", explicou Nuno Vaz.

O governo são-tomense considera que a energia elétrica produzida "com base nos combustíveis fósseis tem sido uma das principais vias de emissão de gases com efeito de estufa" contribuindo de forma negativa para as alterações climáticas.

Lembrou ainda que a energia solar é um meio mais económico e menos dispendioso, propondo a "substituição paulatina" de fontes de energia.

MYB // PJA

São Tomé e Príncipe recebe cerca de 2,7 milhões de dólares para financiar projetos económico e social

24 de Janeiro de 2013, 17:15

São Tomé 24 de Jan. (Lusa) - A International Finance Coporation (IFC), um organismo do Banco Mundial, concedeu hoje a São Tomé e Príncipe uma ajuda financeira de mais de 2,7 milhões de dólares norte-americanos.

O acordo de cooperação assinado esta tarde pelo ministro são-tomense do plano e finanças, Hélio Almeida e o representante da IFC, Henri Rabarijohn, estabelece que os 2,713 milhões dólares se destina a "promover o desenvolvimento e garantir o bem estar social das população" do arquipélago.

Trata-se de um projeto com a duração de três anos (2013 - 2016) e o governo são-tomense prometeu "cooperar no desenvolvimento do setor privado através da melhoria do clima de investimento no país".

A International Finance Coporation (IFC) é um organismo que tem por missão promover o investimento sustentável no setor privado nos países em desenvolvimento, visando reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida das populações.

MYB // PJA.

Sem comentários:

Mais lidas da semana