domingo, 17 de fevereiro de 2013

Angola: BAD FINANCIA, 24 FERIDOS EM ACIDENTE FERROVIÁRIO, NOVAS MOEDAS




Banco Africano de Desenvolvimento vai financiar projeto agrícola em Angola

15 de Fevereiro de 2013, 17:53

Luanda, 15 fev (Lusa) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) deverá disponibilizar 30 milhões de dólares para investir no setor agrícola em Angola, anunciou hoje, em Luanda, o representante da instituição após uma reunião com o vice-presidente da República, Manuel Vicente.

Segundo o representante residente do BAD em Angola, Septime Martin, citado pela Angop, deverá ser negociado um projeto no domínio da agricultura avaliado em 30 milhões de dólares.

O mesmo responsável indicou ainda que a cooperação da instituição com Angola abrange a realização de estudos que permitam ao governo ter uma visão estratégica para o desenvolvimento a médio prazo.

Criado em 1964 para fomentar o progresso económico e social em África, o Banco Africano de Desenvolvimento, conta com 53 Estados membros.

EO // PJA

Número de feridos em acidente ferroviário em Angola subiu para 24, três em estado grave

16 de Fevereiro de 2013, 17:25

Luanda, 16 fev (Lusa) - O número de feridos no acidente ferroviário ocorrido hoje em Angola subiu para 24, com três deles em estado considerado grave, segundo fonte governamental local, citada pela agência Angop.

O acidente ocorreu no município do Kuemba, província do Bié, centro do país, quando uma locomotiva do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), com 281 pessoas a bordo, e que fazia a ligação Luena-Cuito, embateu contra uma composição de carga, estacionada na linha.

A composição de carga estava estacionada a carregar material de construção para a província do Moxico, onde a linha férrea está a beneficiar obras de reabilitação.

Segunda a administradora municipal do Kuemba, Laurinda Kapololo, os feridos estão a receber tratamento médico no Hospital Municipal do Kuemba.

O acidente aconteceu cerca das 11:15 locais (10:15 em Lisboa) e, de acordo com a Angop, terá sido causado por uma falha técnica do sinaleiro, que alegadamente se terá enganado na troca de linha do comboio de carga.

EL (PMC) // PJA

Novas moedas entram segunda-feira em circulação em Angola

17 de Fevereiro de 2013, 08:33

Luanda, 17 fev (Lusa) - O Banco Nacional de Angola (BNA) coloca em circulação a partir de segunda-feira em todo o país, as novas moedas metálicas, designadamente de um, cinco e dez kwanzas e 0,50 cêntimos.

Um euro vale atualmente 128 kwanzas. A introdução das novas moedas metálicas, que em Angola há muito deixaram de ser utilizadas por rejeição dos cidadãos, foi justificada pelo BNA com a necessidade de assegurar trocas comerciais mais justas.

Segundo o BNA, a ausência de moedas metálicas em Angola tem como resultado que os preços, sobretudo dos bens de consumo, sejam arredondados para valores acima, em prejuízo dos clientes.

Às novas moedas metálicas que segunda-feira entram em circulação, juntar-se-ão as novas notas de 50, 100, 200, 500, 1.000, 2.000 e 5.000 Kwanzas, que a partir de março começarão a ser introduzidas no circuito comercial.

As notas de 10.000 Kwanzas, inicialmente referenciadas aquando do primeiro anúncio da entrada em circulação de novas notas, apenas entrarão no circuito caso as condições económicas angolana assim o exijam, disse o vice-governador do BNA, António André Lopes, citado pela Angop.

A nova família do kwanza estará em circulação ao mesmo tempo que as atuais notas de cinco, dez, 50, 100, 200, 500, 1.000 e 2.000, que devem deixar de circular definitivamente dentro de cinco anos.

António André Lopes disse que a retirada das atuais notas do mercado será feita de forma progressiva, ou seja, a medida que forem entrando no banco central serão substituídas pelas novas notas.

Desde o lançamento oficial da nova família do kwanza, em finais de janeiro, o BNA tem promovido por todo o país várias sessões, sobretudo com os comerciantes para dar a conhecer as novas notas e moedas metálicas.

As atuais notas do kwanza estavam em circulação há cerca de 14 anos.

NME // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana