sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cabo Verde: NO IMITAR ESTARÁ O GANHO DO PAICV, MINISTRO DA DEFESA DEMITE-SE




PAICV "imita" oposição cabo-verdiana e pede inquérito parlamentar a obras públicas

15 de Fevereiro de 2013, 09:36

Cidade da Praia, 15 fev (Lusa) - O PAICV, no poder em Cabo Verde desde 2001, entregou um requerimento ao parlamento a exigir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no domínio de infraestruturação em Cabo Verde no período de 1991 a 2012.

O líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), José Manuel Andrade, declarou na quinta-feira à imprensa que se pretende "aclarar a situação", tendo em conta que o Movimento para a Democracia (MpD, oposição, Governo entre 1991 e 2001) solicitou idêntica CPI mas entre 2001 e 2012.

"O PAICV quer que seja alargado o horizonte temporal requerido pela bancada do MpD. O país tem assistido a um assinalável êxito nas obras públicas de infraestruturação e que têm contribuído para alavancar a dinâmica do desenvolvimento económico", disse o líder parlamentar do PAICV, citado pela Inforpress.

"Mas, como existe suspeição em relação aos processos, entendemos que é de bom-tom aclarar toda a situação", disse, alegando ser necessário assegurar a transparência e tranquilizar a sociedade cabo-verdiana acerca da boa gestão pública.

"O PAICV não receia que haja uma CPI para esclarecer eventuais dúvidas sobre a transparência de processos. Isso sempre existiu. Queremos que haja um juízo mais claro sobre o que tem ocorrido e as vantagens que o país teve nesse período", disse.

Entre os projetos apontados pelo PAICV estão a ponte dos Órgãos, Aeroporto da Praia, Palácio da Justiça de Santa Catarina, Ponte de Calhetona, Ponte de Ribeira d'Água, na Boavista, Aeroporto da Boavista, anel rodoviário do Fogo e o programa Casa para Todos, entre outros.

"Assinalamos um conjunto de obras que deixaram marcas no país como forma de esclarecer a sua montagem financeira, as dificuldades que houve, ajustes feitos, em que circunstâncias aconteceram e se o interesse público foi acautelado", indicou.

José Manuel Andrade acrescentou que a decisão de requerer a criação da CPI aconteceu porque o PAICV, quando regressou ao Governo, em 2001, verificou que havia situações "menos claras" em relação a algumas obras no mandato do MpD.

Os dois partidos requereram a criação de uma CPI à infraestruturação do país devido à queda da Ponte de Ribeira d' Água, na Boavista, em setembro último, e que, depois de uma investigação, se chegou à conclusão de que se seguiram todos os trâmites legais para a sua construção.

Um relatório governamental sobre a queda da ponte, porém, deu conta de responsabilidades para várias empresas, entre elas a construtora portuguesa MSF e o próprio Governo, tal como assumiu então a ministra das Infraestruturas, Sara Lopes, adiantando que se irá "agir em conformidade" em relação aos culpados.

Entre as ações, a CPI averiguará se foram cumpridas as exigências relacionadas com a transparência, legalidade, rigor técnico e financeiro, defesa do interesse público e eficiência do investimento em empreitadas de obras públicas do Estado.

JSD // MLL.

Ministro da Defesa de Cabo Verde anuncia que vai deixar executivo

15 de Fevereiro de 2013, 12:12

Cidade da Praia, 15 fev (Lusa) - O ministro da Defesa de Cabo Verde, Jorge Tolentino, disse hoje ter solicitado ao primeiro-ministro para deixar o cargo, alegando "cansaço de funções", para poder dedicar-se à sua "paixão de sempre", a literatura.

O anúncio foi feito hoje no final da cerimónia de promoção de oito coronéis às inéditas patentes de major-general e de brigadeiro, que decorreu no comando da 3ª região militar, na Cidade da Praia.

"Pedi para descer na próxima estação", disse Jorge Tolentino, antigo diplomata e ministro da Defesa desde 2011.

"Quero dedicar-me à minha paixão de sempre, a literatura", acrescentou.

Jorge Tolentino não avançou mais pormenores sobre a sua saída nem tão pouco se está para breve uma "muito propalada", na comunicação social cabo-verdiana, remodelação no Governo de José Maria Neves.

JSD // MLL.

Sem comentários:

Mais lidas da semana