sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cabo Verde-Portugal: JOSÉ MARIA NEVES COLOCA SANTA FILOMENA NA AGENDA




Liberal (cv)

Na visita que hoje inicia em Portugal e se prolonga até dia 6, o primeiro-ministro anunciou que a situação dos desalojados daquele bairro da Amadora vai estar entre as suas prioridades

Praia, 1 fevereiro 2013 – Na sua deslocação a Lisboa (Portugal) para participar numa reunião do conselho da Internacional Socialista, onde irá intervir num painel sobre “Economias emergentes e em desenvolvimento – estratégias para a saída da crise”, José Maria Neves leva na agenda a situação dos evacuados e problemas de habitação da nossa comunidade, concretamente os desalojados do Bairro de Santa Filomena, na Amadora, a quem o governo e a embaixada em Portugal nunca dispensaram qualquer apoio.

Recorde-se que, à exceção do deputado Emanuel Barbosa, que tem apoiado desde a primeira hora os moradores, e do Presidente da República que tem vindo a acompanhar a evolução da situação no bairro, os cabo-verdianos ali residentes foram completamente abandonados à sua sorte, pelo que o anúncio do primeiro-ministro criou alguma expectativa entre a comunidade, embora ninguém acredite que José Maria Neves vá deslocar-se ao bairro. “Aquilo é só conversa fiada, nem ele aparece no bairro, nem a embaixada vai passar a fazer seja o que for”, sustentou uma fonte do nosso jornal em Santa Filomena, adiantando que “essa gente só esteve interessada nas nossas remessas quando tínhamos emprego. Agora sem emprego e sem dinheiro… suas excelências querem lá saber de nós”.

Na agenda do primeiro-ministro para a visita (não oficial) que se inicia hoje e se prolonga até 6 de Fevereiro, está também uma velha questão que nunca havia merecido a atenção do governo: a situação dos idosos residentes naquele país europeu, boa parte deles sem beneficiarem da segurança social.

José Maria Neves adiantou, ontem, estar a ser trabalhada uma solução, entre o Ministério das Comunidades e a Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, que poderá passar pelo regresso dos idosos ao nosso país, de momento que as famílias se disponibilizem para os acolher, dado não haver lares de acolhimento disponíveis.

Mas outros temas dominam a agenda do primeiro-ministro, como a formação profissional e académica dos jovens, bem como uma aula a proferir na Universidade Nova de Lisboa, subordinada ao tema “Estratégia de Transformação de Cabo Verde e oportunidades de investimento”.

Mais lidas da semana