sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

GUINÉ EQUATORIAL ABRE EMBAIXADA EM LISBOA “DENTRO DE UM MÊS” - CPLP




BR – VM - Lusa

Lisboa, 01 fev (Lusa) -- A Guiné Equatorial vai abrir uma embaixada em Lisboa "dentro de um mês", disse hoje à Lusa o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se encontra naquele país africano.

Murade Murargy chegou a Malabo, capital da Guiné Equatorial, na quinta-feira, a convite do Presidente equato-guineense, Teodoro Obiang, com quem tem encontro marcado na segunda-feira.

"[Nos encontros com as autoridades locais] foi-nos reafirmada a abertura da embaixada em Lisboa", indicou o secretário-executivo da CPLP, realçando que o embaixador equato-guineense proposto a Portugal, no ano passado, já teve a concordância de Lisboa ('agrément').

A Guiné Equatorial tem o estatuto de país observador na CPLP desde 2006, mas o processo de adesão tem sido adiado, devendo voltar a ser discutido na próxima cimeira da organização lusófona, em Díli, capital de Timor-Leste, em 2014.

Na última cimeira de chefes de Estado e de governo da CPLP, a 20 de julho de 2012, a adesão plena da Guiné Equatorial foi de novo adiada e, ao contrário do que tinha acontecido dois anos antes, não foi fixado qualquer prazo para voltar a debater o assunto.

*Também publicado em TIMOR LOROSAE NAÇÃO – conheça ainda  melhor a luta de libertação do povo West Papua contra a Indonésia opressora no título GOODBYE INDONESIA . Mais notícias e opinião sobre Timor-Leste.

Sem comentários:

Mais lidas da semana