sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

GUINÉ-BISSAU ATRATIVA DENTRO DE CINCO ANOS, CRIANÇA DE DOZE ANOS VIOLADA




Guiné-Bissau será atrativa dentro de cinco anos, diz economista Paulo Gomes

01 de Fevereiro de 2013, 09:01

Bissau, 01 fev (Lusa) - O economista guineense Paulo Gomes afirmou hoje que a Guiné-Bissau será dentro de cinco anos um país cujos "ativos" irão disparar no mercado mundial, pelo que aconselha os interessados a investir agora.

Antigo administrador do Banco Mundial responsável pelo dossiê de 24 países africanos, Paulo Gomes falava à agência Lusa em Bissau no âmbito dos preparativos do primeiro Fórum Económico, que junta no sábado investidores de vários países do mundo na capital guineense.

"A Guiné-Bissau é como a empresa Apple nos Estados Unidos, cujas ações em 1980 valiam três dólares e que agora são quase seiscentos e tal dólares. Atualmente, a ação da Guiné-Bissau no mercado mundial é muito fraca, mas eu posso garantir que daqui a cinco/dez anos a ação deste país vai subir pelo trabalho de uma geração que está a emergir", notou Paulo Gomes.

Fundador e presidente do Instituto Benten, que aliás coorganiza com outras instituições o Fórum Económico, Paulo Gomes disse acreditar sempre na Guiné-Bissau e por isso, notou, quer agora levar pessoas de outras paragens para verem "in loco as potencialidades do país".

"A minha mensagem aos potenciais investidores é esta: venham posicionar-se agora porque é muito mais barato agora do que daqui a cinco anos", reforçou Gomes, apontando na sua opinião "ativos" do país.

Para o economista, a Guiné-Bissau "pode oferecer" bons recursos humanos, recursos naturais, terra arável, ou biodiversidade (14 por cento do território é área protegida).

Em relação aos recursos humanos, Gomes apontou o facto de os jovens guineenses de hoje falarem "sem complexos" três línguas, português, francês e inglês, e ainda serem disponíveis para aprender e trabalhar.

"Somos lusófonos num mar de francófonos e anglófonos, mas não temos complexos de nada", observou Paulo Gomes, dizendo que é tudo isso que o Fórum Económico vai mostrar e ainda os chamados projetos estruturantes.

Energia, agricultura, telecomunicações e construção do porto em águas profundas em Buba (sul do país) são para Paulo Gomes os projetos estruturantes que poderiam interessar aos potenciais investidores que irão tomar parte no primeiro Fórum Económico de Bissau.

A ideia de Paulo Gomes "não é mudar a Guiné-Bissau em 24 horas", mas sim ajudar a criar uma plataforma de reflexão para estratégias de transformação da economia guineense.

O economista diz saber dos riscos e da imagem que o país tem lá fora, mas admitiu também que os investidores sabem calcular esse risco "porque leem os jornais e ouvem rádio".

MB // VM.

Criança de 12 anos violada por oito rapazes em Quinhamel, norte da Guiné-Bissau

01 de Fevereiro de 2013, 14:04

Bissau, 01 fev (Lusa) - Uma menina de 12 anos foi violada por oito rapazes na vila de Quinhamel, nordeste da Guiné-Bissau, num ensaio do Carnaval, disse a polícia local.

Segundo a fonte, os rapazes com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos, participavam no mesmo grupo dos ensaios do Carnaval com a menor e, na noite de quinta-feira, violaram a rapariga ao ponto de a vítima ter de ser assistida no hospital.

Sete rapazes suspeitos de terem participado no ato foram já detidos e encaminhados para o comissariado geral da Polícia de Ordem Pública em Bissau, aguardando o encaminhamento do processo para a vara crime do Tribunal Regional de Bissau.

Sem comentários:

Mais lidas da semana