segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Moçambique: O CRIME ANDA À SOLTA EM MAPUTO




Jovem é violada sexualmente até à morte em Maputo

Coutinho Macanandze – Verdade (mz)

Quatro indivíduos, dos quais uma mulher, estão a contas com a Polícia indiciados de violar sexual e mortalmente uma jovem de nome Joana Tembe, de 19 anos de idade, no último sábado (16), no bairro da Polana Caniço “A”, arredores da capital moçambicana.

Os envolvidos no crime são Benigno Cristiano, de 27 anos de idade, Fábio Muchanga, de 23 anos, Beatriz Machava, de 21 anos, e Abelardo Pelembe, de 19 anos.

Segundo o porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, Orlando Modumane, por volta das cinco horas daquele sábado, os jovens ameaçaram a vítima, encurralaram-na, despiram-na e abusaram dela sexualmente repetidas vezes. Perdeu a vida instantes depois devido à gravidade dos ferimentos nos órgãos genitais.

Entretanto, o porta-voz não explicou de que forma a jovem que faz parte do grupo teria participado do crime.

Na altura em que a malograda foi violada regressava de algures em direcção à casa, disse Modumane, para quem a detenção dos supostos criminosos foi graças à colaboração de algumas pessoas do bairro onde morava.

Ele referiu ainda que este tipo de crime preocupa a Polícia porque tende a crescer na cidade de Maputo.

Cidadão espanca mortalmente sua mulher em Maputo

 Coutinho Macanandze – Verdade (mz)

Um individuo que responde pelo nome de Rogério Namaia, de 38 anos de idade, residente no bairro do Aeroporto “B”, arredores da capital moçambicana, agrediu física e mortalmente, na passada quarta-feira (13), a sua própria esposa com recurso a vários objectos contundentes.

O acto macabro foi protagonizado por volta das 21 horas alegadamente por causa de problemas conjugais não detalhados pelo jovem.

A corporação, segundo o porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, Orlando Modumane, suspeita que a relação entre a malograda e o agressor já havia atingido um ponto de saturação uma vez que os vizinhos contaram que eles discutiam diariamente.

A mulher não resistiu aos golpes desferidos contra si pelo seu parceiro e morreu no local do crime. Na posse do agressor a Polícia recuperou vários objectos contundentes cobertos de sangue. Ele encontra-se detido enquanto aguarda pelo julgamento para responder pelo crime cometido, referiu Orlando Modumane.

Na semana de 11 a 17 de Fevereiro em curso, a Polícia deteve 106 indivíduos indiciados de prática de vários crimes, dos quais 56 incidiram contra propriedade, 34 contra pessoas e 16 contra ordem, segurança e tranquilidade públicas.

Malfeitores raptam um comerciante em Maputo

Newsflash – Verdade (mz)

Um comerciante de nome de Rachid Takidir, proprietário de uma mercearia na zona baixa da capital moçambicana, foi, na última sexta-feira (15), no bairro Central, raptado por seis indivíduos não identificados, por volta das 19 horas.

O porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, Orlando Modumane, explicou que na altura do rapto a vítima estava a sair de uma mesquita com destino à sua residência.

Dos seis raptores, quatro estavam munidos de armas de fogo. Eles teriam disparado para o ar como forma de dispersar as pessoas que se movimentavam nas imediações e obrigá-las a procurar esconderijos. De seguida puseram-se em fuga nas duas viaturas que traziam.

Modumane acredita que o grupo será neutralizado porque tudo está a ser feito nesse sentido. Ele tranquiliza os cidadãos de Maputo afirmando que o problema de raptos está controlado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana