segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Moçambique: PACOTE ELEITORAL, MULTINACIONAIS DEVEM ESTUDAR, VÊM AÍ OS RUSSOS




PR moçambicano promulgou leis eleitorais abrindo caminho à marcação de eleições

11 de Fevereiro de 2013, 08:08

Maputo, 11 fev (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, promulgou o pacote eleitoral aprovado pela Assembleia da República de Moçambique, abrindo caminho à marcação do ciclo eleitoral que se inicia este ano com as autárquicas.

Segundo um comunicado da Presidência moçambicana enviado à agência Lusa, Armando Guebuza promulgou na sexta-feira as leis que estabelecem o quadro jurídico para a realização das assembleias provinciais, que aprovam a institucionalização do recenseamento eleitoral e o quadro jurídico da Comissão Nacional de Eleições e que estabelecem o quadro jurídico-legal para as eleições do presidente do conselho municipal e dos membros da assembleia municipal.

Com a entrada em vigor das leis, os órgãos eleitorais podem fazer a calendarização dos respetivos processos e submeter a data das eleições ao chefe de Estado.

Para este ano está prevista a realização de eleições autárquicas, realizando-se em 2014 as eleições gerais (presidenciais e legislativas).

A Renamo, maior partido da oposição, votou contra o pacote eleitoral, por não terem sido atendidas as suas exigências de uma Comissão Nacional de Eleições (CNE) composta por igual número de membros indicados pelos três partidos com assento parlamentar, e ameaça boicotar as eleições.

Os votos da Frelimo, com maior absoluta no parlamento, e do MDM aprovaram o pacote.

LAS // MLL.

Multinacionais em Moçambique devem estudar viabilidade para evitarem expetativas erradas - governo

11 de Fevereiro de 2013, 12:15

Maputo, 11 fev (Lusa) - O Governo moçambicano recomendou hoje às multinacionais mineiras que apostem em estudos adicionais sobre a viabilidade da sua atividade no país, para evitarem expectativas erradas, como as que provocaram prejuízos à anglo-australiana Rio Tinto.

Em janeiro, a Rio Tinto anunciou perdas de mais de dois mil milhões de euros, em prejuízos acumulados pela nas suas operações em Moçambique, devido a dificuldades de escoamento da produção de carvão.

Respondendo a uma pergunta sobre o impacto da situação da Rio Tinto na confiança dos investidores internacionais em Moçambique, o vice-ministro do Recursos Minerais, Abdul Razak, recusou referir-se diretamente ao caso, mas apontou a necessidade de "estudos de viabilidade adicionais", para a obtenção de dados fiáveis sobre a rentabilidade dos investimentos.

"Todas as empresas fazem o ´due diligence` (diligências necessárias), há sempre margens de erro, é necessário fazer sempre estudos adicionais", enfatizou Abdul Razak.

O vice-ministo dos Recursos Minerais de Moçambique apontou o exemplo da brasileira Vale, que, disse, estudou com profundidade o potencial das concessões de carvão que explora na província de Tete, centro de Moçambique.

"A Vale gastou 80 milhões de dólares (cerca de 60 milhões de euros) em estudos de viabilidade adicionais para apurar as reservas da sua concessão, apesar de já haver estudos bem feitos no tempo colonial e depois da independência", afirmou Abdul Razak.

Sobre os problemas logísticos que estiveram na origem dos prejuízos registados pela Rio Tinto, Razak afirmou que o Estado moçambicano instituiu um "fórum" de consulta com as empresas do setor de mineração, que têm sido informadas sobre o ponto de situação de construção de infraestruturas de escoamento da produção.

PMA //JMR.

MNE russo Sergei Lavrov realiza terça e quarta-feira visita de trabalho a Moçambique

11 de Fevereiro de 2013, 14:59

Maputo, 12 fev (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, vai realizar uma visita de trabalho a Moçambique na terça e quarta-feira, informou hoje em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique.

Sergei Lavrov vai reunir-se com o Primeiro-Ministro moçambicano, Alberto Vaquina, e com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi, e dos Recursos Minerais, Esperança Bias, refere a nota.

Durante os dois dias de visita a Moçambique, o chefe da diplomacia russa vai debater com os governantes moçambicanos questões sobre a cooperação bilateral e da situação na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), organização a que Moçambique preside.

De acordo com o comunicado, a agenda da visita inclui ainda uma análise de temas internacionais, no quadro da presidência moçambicana da SADC e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O interesse entre Moçambique e Rússia no relançamento da cooperação bilateral voltou a ganhar vitalidade nos últimos anos, depois do esmorecimento que se seguiu ao colapso do bloco comunista do Leste, que foi um dos principais aliados da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido que proclamou a independência de Moçambique em 1975 e que ainda continua no poder.

PMA // MLL.

Sem comentários:

Mais lidas da semana