sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

POBREZA E CORRUPÇÃO NA EUROPA – DUAS FACES DA MESMA MOEDA




“A explosão da pobreza na Europa preocupa a Cruz Vermelha”

Le Temps - Presseurop

Cinco anos após o início da crise, a Europa está “sufocada pela recessão”, constatam os responsáveis pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Face a esta situação, a Federação interroga-se sobre o seu próprio papel neste continente, habitualmente fonte de donativos, mais do que alvo das suas missões. É difícil decidir entre "as populações já tradicionalmente vulneráveis, que veem a sua situação degradar-se inexoravelmente até à miséria total, e a aparição de 'novos pobres' que já não conseguem subsistir".

ESPANHA: ‘Os papéis secretos de Bárcenas’

El País - Presseurop

O diário publica as “contas secretas” manuscritas do antigo tesoureiro do Partido Popular (PP, conservador, no poder), Luis Bárcenas, que está sob investigação por alegadamente ter usado contas paralelas para fazer pagamentos a altos titulares do PP entre 1990 e 2008.

Os papéis parecem demonstrar que o primeiro-ministro Mariano Rajoy recebeu 25200 euros anuais durante 11 anos. Em resposta às afirmações do diário, o PP publicou um comunicado no qual desmente a existência de “contas secretas” no partido.

Sem comentários:

Mais lidas da semana