sábado, 9 de fevereiro de 2013

Portugal: PIOR DO QUE O GOVERNO SÓ A JUSTIÇA




Henrique Monteiro – Expresso, opinião

Há um dado pouco salientado nas regulares sondagens que a SIC e o Expresso têm feito ao longo dos anos (os dados completos da deste mês estão na edição de hoje do jornal). É este: a instituição que menos congrega a simpatia dos portugueses (melhor dissera que mais congrega a antipatia) é a Justiça.

Não me vou deter sobre as razões, até porque muitas desconheço. Entre leis mal feitas, crimes mal investigados, julgamentos mal feitos e sentenças mal fundamentadas, de tudo um pouco há de haver. Basta dar os números da sondagem: o saldo negativo da popularidade do primeiro-ministro é de 2,8%; a da Assembleia da República é de 10,6% (negativos, claro); a do Ministério Público é de menos 14,1%; a do Governo de menos 23,4% e a dosJuízes de menos 26%. Ou seja, as duas magistraturas, do MP e Judicial são mais mal tratadas do que o conjunto do Parlamento e Governo.

Ontem mesmo, houve uma sentença que parecia final sobre o processo Casa Pia. Sabe-se, hoje, que deixa uma porta aberta à repetição do julgamento. O caso BPN anda há mais de dois anos em tribunal (o caso é de 2008); a 'Face Oculta' nem me lembro em que ponto está; a 'Operação Furacão' deu no que se sabe e, como ontem escrevi, Isaltino ainda não foi preso.

Sem Justiça não há democracia, não há economia, não há sociedade harmoniosa. Mas também não há punição para criminosos e sem isso jamais os justos se sentem recompensados. A injustiça é o lugar da corrupção, do nepotismo e da imobilidade. Talvez seja por isto tudo que, no meio de tantas análises, poucos se preocupem com este lamentável panorama.

Sem comentários:

Mais lidas da semana