sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Timor-Leste negoceia com Austrália modificações no tratado sobre Mar de Timor




MSE – VM - Lusa

Díli, 15 fev (Lusa) - O ministro do Petróleo e Recursos Naturais timorense admitiu hoje a possibilidade de modificações no tratado sobre o Mar de Timor, estabelecido com a Austrália em 2007 para facilitar a exploração de gás e petróleo na região.

"Estamos a ver todas as possibilidades, os positivos, os negativos, mas há possibilidade de modificações. O Governo está a ter conversas com a Austrália e estamos a ter conversas bastantes interessantes", afirmou Alfredo Pires.

Por enquanto, acrescentou o ministro, o que podemos dizer à população é que os seus interesses vão ser assegurados pelo Governo.

O Tratado sobre Determinados Ajustes Marítimos no Mar de Timor (CMATS, sigla em inglês) foi assinado pelos dois países para facilitar a exploração de gás e petróleo no Mar de Timor, na zona fora da Área Conjunta de Desenvolvimento do Petróleo (JPDA).

No tratado, que impede a definição de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália durante um período de 50 anos, ficou especificado que cada um dos países recebe metade das receitas de exploração do Sunrise.

O tratado possibilita que Timor-Leste ou a Austrália o denunciem caso não tenha sido aprovado o Plano de Desenvolvimento do Sunrise seis anos após ter entrado em vigor, prazo que termina no próximo dia 23.

"A partir de 23, tanto Timor-Leste como a Austrália podem denunciar o tratado através de anúncio oficial, medida que entrará em vigor três meses depois", explicou o ministro.

Mesmo que o contrato seja denunciado, os contratos de exploração do Sunrise continuam em vigor e se a produção no Greater Sunrise começar o CMATS volta a entrar imediatamente em vigor, a não ser que modificações tenham sido negociadas.

A exploração do Greater Sunrise, campo de gás, criou um impasse nas relações entre a petrolífera australiana Woodside e as autoridades de Timor-Leste.

Enquanto a empresa australiana defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste na construção de um gasoduto para permitir desenvolver a costa sul do país.

*Também publicado em TIMOR LOROSAE NAÇÃO – ver títulos mais recentes:

Sem comentários:

Mais lidas da semana