sábado, 30 de março de 2013

GOVERNO ALEMÃO CONSIDERA QUE RESGATE DE NICÓSIA NÃO É MODELO PARA O FUTURO




MC – PMC - Lusa

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, considera que o resgate a Chipre, que prevê taxas sobre os depósitos acima dos 100 mil euros, não é modelo para futuros programas de ajuda a países da Zona Euro.

"Chipre é e continuará a ser um caso único e especial", assegurou Schauble numa entrevista hoje divulgada pelo jornal alemão Bild.

O titular das Finanças explicou que os principais bancos de Chipre eram, "na prática, insolventes" e que o Estado cipriota não podia “assegurar o dinheiro dos depósitos" devido à hipertrofia do setor bancário do país.

"Por isso, tiveram que ser os outros Estados da Zona Euro a ajudar", adiantou o ministro alemão.

Mesmo assim, indicou, o Eurogrupo decidiu que "proprietários e credores participassem nos custos" do resgate, "isto é, aqueles que contribuíram para originar a crise".

No entanto, Schauble acredita que a decisão em relação a Chipre não cria um precedente, ao contrário do presidente do Eurogrupo, o ministro holandês Jeroen Dijsselbloem, que ao admitir, esta semana, a exportação do modelo para outros Estados da Zona euro provocou quebras acentuadas nas bolsas europeias.

Numa entrevista esta semana, Jeroen Dijsselbloem admitiu a possibilidade de exportar o modelo de resgate de Chipre para outros Estados da Zona Euro, apesar de prontamente ter retirado as suas palavras.

"Os depósitos na Europa estão seguros", afirmou, em sentido contrário, o ministro alemão na entrevista ao Bild, clarificando assim a postura do Governo alemão, cuja indefinição sobre o assunto também contribuiu para a turbulência das bolsas esta semana.

A Comissão europeia também rejeitou esta semana que as linhas traçadas pelo programa de ajuda a Nicósia possam ser um modelo para futuros resgates na Zona Euro.

Opinião Página Global

Repare-se que este ministro alemão fala como se fosse dono da Europa. Dirão alguns que é para acalmar as bolsas e os mercados. Dirão também que na realidade a Alemanha já é dona da Europa, a passos de enveredar descaradamente pelo seu saudoso nazismo total – o económico-financeiro já está em prática. Tudo isto é muito preocupante e deixa transparecer o domínio da Alemanha de modo inadmissível, de modo a romper com o espírito e objetivos por que foi criada a Comunidade Económica Europeia que depois deu lugar à União Europeia. É o que está a acontecer. Retirem-se tais poderes à Alemanha. Os países afetados por tal política nazi (a tal raça superior) têm uma solução: unirem-se e encontrarem soluções que afastem esta permanente ameaça. Principalmente os países do sul da Europa, incluindo a França, devem fazê-lo. A Alemanha já está a ir longe demais. Muito mais longe irá se não a contivermos. Se necessário ostracizando-a, não comprando produtos alemães. Não é democrático nem condiz com o espírito da UE? Pois não. Mas, então, aquilo que a Alemanha está a pôr em prática é democrático e condiz com o espírito da UE? Com ferros matas, com ferros morres!  (Redação PG)

Sem comentários:

Mais lidas da semana