quinta-feira, 14 de março de 2013

GOVERNO BRASILEIRO CONTESTA DADOS SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO

 


Jornal de Notícias
 
O Governo brasileiro contestou, esta quinta-feira, o Índice de Desenvolvimento Humano, elaborado pelas Nações Unidas, considerando que a classificação do Brasil foi "injusta", por utilizar dados desatualizados sobre educação.
 
De acordo com o relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado esta quinta-feira, o Brasil manteve-se em 2013 na 85.ª posição no IDH - entre 187 países avaliados - apesar de uma pequena melhoria de pontuação.
 
O ministro da Educação brasileiro, Aloizio Mercadante, salientou, citado pela imprensa brasileira, que o índice considerou dados sobre educação de 2005, de fontes que o Governo não reconhece, enquanto a informação sobre outros países era trabalhada até 2010.
 
"Se estamos tão bem no emprego, se distribuímos riqueza, se reduzimos de forma destacada internacionalmente a população em extrema pobreza, por que é que o indicador de IDH não reflete tudo isso?", questionou Mercadante, citado pelo jornal Folha de São Paulo.
 
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, reiterou a opinião de Mercadante, afirmando que o Governo viu o relatório com "sentimento dividido", uma vez que a avaliação qualitativa foi muito positiva para o Brasil, mas a quantitativa não refletiu os avanços destacados.
 
O PNUD refere no relatório que alguns dados são antigos e recomenda que, uma vez que há sempre inovações e acréscimos de países nos cálculos, que não sejam feitas comparações com anos anteriores.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Esses manés acham que para melhorar o IDH, basta dar esmola de 70 reais. Só petista para acreditar em tamanho absurdo.

Mais lidas da semana