quinta-feira, 14 de março de 2013

AINDA O VALE DO CUANGO – II

 


Martinho Júnior, Luanda
 
5 – Tudo seria ainda relativamente inócuo, não fora o facto da atracção migratória clandestina e ilegal integrar cada vez mais gente proveniente de “estados falhados” do espaço CEDEAO, como o Mali, respondendo a estímulos financeiros uma parte dos quais são movidos a partir das monarquias arábicas, mesmo que surjam via de outros estados, incluindo os Estados Unidos, o Canadá e os diversos canais da Europa.
 
Em Angola não se conseguem identificar os interesses que estão por detrás desse “investimento” que impulsiona a migração ilegal com os olhos postos nos diamantes aluviais do Cuango e do Cassai.
 
Alguns dos que vêm integrar a exploração desenfreada de diamantes por via do garimpo, no vale do Cuango, entram normalmente por via legal: os financiadores das operações (escalão operativo superior) e alguns dos executivos (escalão intermédio) que preenchem os “comptoirs”.
 
O grosso dos garimpeiros (entre eles a “mão de obra maliana”), entra todavia ilegalmente (são eles que constituem o escalão de base das redes).
 
O fluxo ilegal de congoleses provenientes da RDC (grande parte deles também interessados no garimpo artesanal) facilita a entrada de migrantes ilegais provenientes de países islâmicos que são utilizados como trabalhadores no garimpo aluvial, o que indicia que quem promove a “excursão” tem também interesses profundos em território da RDC, na capital e nas regiões limítrofes a Angola.
 
Consta que os “libaneses” que operaram antes com o clã de Mobutu, enquanto ele se constituiu em regime, estão agora todos dentro de território angolano, envolvidos nas operações de exploração e negócio de diamantes, o que contribui para indiciar o carácter sócio-político da manobra.
 
Tendo antes servido às redes de suporte a Maurice Tempelsman, agora estão a operar numa região que Tempelsman tinha como alvo, primeiro com o regime servil de Mobutu, depois através dos esforços da American Mineral Fields, imediatamente antes da “saga dos diamantes de sangue” de Savimbi…
 
6 – O grosso dos migrantes islamitas que vêm trabalhar como garimpeiros (mão-de-obra das redes), são provenientes do Mali, da Mauritânia e da Guiné Conacry, entrando em Angola a partir do território da RDC na sua última fase de aproximação a Angola, em grande parte acompanhando o traçado do Cuango e chegando facilmente ao Cuanza.
 
Eles constituem o escalão de base dessas redes pois em resultado da sua actividade de garimpo vendem ou entregam os diamantes aluviais a “comptoirs” que são operados maioritariamente por migrantes islamizados provenientes do Senegal, que se encontram nas localidades; os senegaleses são o escalão intermédio.
 
Os senegaleses dos “comptoirs” são financiados por migrantes “libaneses” que actuam “behind the scenes” como banqueiros e financiadores das operações (escalão executivo superior das redes), ao mesmo tempo financiadores das operações comerciais, de logística e outras, bem como dos “parceiros” angolanos que lhes servem de “cobertura”.
 
Os “libaneses” vendem uma parte das “colheitas” em Luanda, a “escritórios” operados normalmente por cidadãos israelitas, ou mesmo ao próprio estado, mas conseguem reservar-se ao tráfico fora do controlo das autoridades angolanas sempre que acharem conveniente, recorrendo ou não aos seus “parceiros” nacionais de “cobertura” que se comportam como autênticos mercenários.
 
Com o rótulo de “libaneses” (o Líbano não possui nem Embaixada, nem Consulado em Luanda), muitos cidadãos oriundos dos países do Médio Oriente tiram partido de várias identidades e passaportes, sem qualquer obstáculo de natureza jurídica-institucional…
 
7 – A exploração, o negócio e o tráfico ilegais de diamantes fazem o seu entrosamento em muitos casos com o comércio legal, em grande parte “entregue”, sob o ponto de vista de mão-de-obra, a cidadãos de origem maliana e de outras origens islamizadas.
 
No comércio neo liberal em voga em Angola, os empresários angolanos sedentos de lucros fáceis e com pouco trabalho, buscaram parceiros externos que, tirando partido dos alvarás investem por um lado no sistema a grosso e a retalho, por outro recorrem aos migrantes para que sejam eles a trabalhar nas lojas… a baixo custo e com cargas horárias de actividade sem possibilidade de concorrência!...
 
Desse modo os impactos do islamismo na região dos vales do Cuango, do Cassai e do Cuanza, estão intimamente associados aos impactos do islamismo na periferia urbana das grandes cidades do litoral, em especial em Luanda.
 
As periferias do Cacuaco, de Viana e de Benfica espelham essa situação, muito embora em toda a cidade de Luanda hajam negócios e lojas que recorrem ao trabalho dos malianos.
 
A fronteira entre o que é legal, o que é ilegal e o que é “informal” tornou-se assim cada vez mais ténue em Luanda e isso influi no clima dos grandes subúrbios como o Cacuaco, Viana e Benfica, onde a “oposição”, uma “oposição” que se acoberta também no neo liberalismo, arregimenta e mobiliza com maior êxito…
 
Potências com embaixadas em Luanda como os Estados Unidos, não deixam de prestar atenção também ao desenvolvimento dos fenómenos humanos resultantes das políticas “globais” que perseguem a via neo liberal, que implicam a migração islâmica, sobretudo a ilegal e a que é introduzida para efeitos de comércio e exploração / negócio de diamantes.
 
É evidente que este é um fenómeno esperado pelos Estados Unidos, na sequência aliás do que foi criado desde os tempos de Ronald Reagan e dos “freedom fighters” da ocasião: os “contras” na Nicarágua, a UNITA em Angola e os grupos radicais islâmicos, entre eles o de Bin Laden, no Afeganistão!
 
Até onde eles “continuam juntos”?!
 
8 – As leis islâmicas chocam em muitos casos com o quadro de leis de Angola, indexadas a uma outra cultura e motivadas para a recuperação do tecido social do país e para a reconstrução nacional.
 
De entre as leis que chocam estão algumas que se referem ao estatuto da mulher: as leis islâmicas são muito mais compulsivas e restritivas de direitos, enquanto as leis angolanas imprimem a tendência para a igualdade de direitos entre homens e mulheres, vontade aliás expressa na composição dos órgãos do estado a todos os níveis.
 
É evidente que essa situação começa a causar perturbações de ordem psicológica, social e política, ao pôr em causa o quadro das leis que estão a ser implementadas pelo estado angolano, resultando numa forma de desregramento e de “desobediência civil”, muito ao gosto de sensibilidades como a UNITA, o CASA-CE, ou ainda algumas instituições de “direitos humanos” e organizações sociais afins...
 
Por detrás dessa tendência e das correntes que a movem, o acompanhamento de vários sectores da Embaixada dos Estados Unidos está garantido: é só, por exemplo, verificar o papel da Voice of América ao serviço de campanhas que comportam o módulo psicológico do desregramento social, ao serviço dos seus interesses, da “oposição” engajada numa “primavera” de contornos cada vez mais definidos, das multinacionais que servem e dum cartel de diamantes ansioso por continuar a saga de fazer desgastar o que resta do movimento de libertação e do nacionalismo angolano!...
 
Esse clima, ao ser aproveitado por algumas tendências políticas em especial nos subúrbios de Luanda, dá relevo à “desobediência civil” e às tensões, visando confrontar o próprio estado angolano e gerar a atmosfera propícia, análoga à atmosfera das “primaveras árabes”!
 
A radiografia das tendências de voto que fiz sobre as eleições, espelham a conjugação desses factores, que contribuíram para impulsionar a tendência de voto na UNITA e no CASA-CE!
 
A recordar:
 
Fotografia: As quedas Tazua no Cuango internacional.
 
A consultar:
- Le diamant, le commerçant du fleuve Sénégal et la ville – http://www.annalesdelarechercheurbaine.fr/IMG/pdf/Bredeloup_ARU_78.pdf
- La fin du Congo et de l'Afrique coloniale – http://www.congonline.com/Forum1/Forum06/Sikaduma01.htm
- Corrupção nas fronteiras facilita migração ilegal – http://s362849928.onlinehome.us/home/semanario_angolense_464.pdf
- O perigo do Islão em Angola – http://www.opais.net/pt/opais/?det=2703
- Angola não é alvo prioritário do terrorismo islâmico – http://www.opais.net/pt/opais/?det=29888
- DEMOGRAFIA, IDENTIDADE NACIONAL, ASSIMETRIAS E ELEIÇÕES – http://paginaglobal.blogspot.pt/2012/08/angola-demografia-identidade-nacional.html
 
*Ler textos do mesmo título e outros de MARTINHO JÚNIOR
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana