domingo, 10 de março de 2013

MILHARES DE MANIFESTANTES NAS RUAS DE ESPANHA CONTRA DESEMPREGO E CORRUPÇÃO




Jornal i - Lusa

Cerca de 300 mil pessoas sairam hoje à rua em 60 cidades espanholas para protestar contra a alta taxa de desemprego e a austeridade e para pedir uma regeneração democrática para o nível de corrupção, informa a agência noticiosa Efe.

Um porta-voz da Cúpula Social – uma plataforma que congrega 150 organizações sociais e sindicais e que convocou a manifestação de hoje por toda a Espanha -, indicou que terão saído 300 mil pessoas para as ruas em protesto.

Na capital espanhola, Madrid, registaram-se cerca de 50 mil manifestantes nas ruas, na Catalunha 66 mil, na Comunidade Valenciana 30 mil, ou nas Astúrias cerca de 20 mil pessoas.

Os secretários gerais da Confederacão Sindical de Comissões Obreiras (CCOO), Ignacio Fernández Toxo, e do Sindicato da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Cándido Méndez, encabeçaram a manifestação em Madrid.

Toxo afirmou que a política que o Governo está a seguir é “ditada pela Alemanha” e está a provocar uma inversão da democracia e uma “tempestade perfeita” para o desemprego.

O dirigente sindical Méndez pediu, por seu turno, que o dia de manifestação fosse uma expressão de rejeição “muito clara” à política do Governo, porque, argumenta, está a provocar uma paralisação “brutal” e um distanciamento entre cidadãos e instituições democráticas.

O manifesto, que foi lido nas Portas do Sol, alertou que a corrupção e minam a confiança nas instituições e ameaçam “seriamente” a convivência democrática.

A manifestação mais numerosa foi em Barcelona – com cerca de 60 mil manifestantes, segundo os sindicatos e 20 mil, segundo a polícia espanhola.

Durante o protesto, os manifestantes gritaram contra o progressivo empobrecimento da população, contra os contínuos cortes nos serviços públicos e contra os escândalos da corrupção.

Sem comentários:

Mais lidas da semana