sábado, 16 de março de 2013

PR DE TIMOR-LESTE VIAJOU HOJE PARA ROMA

 


MSE – GC - Lusa
 
Díli, 16 mar (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, viajou hoje para o Vaticano, Roma, Itália, para participar na missa de início do pontificado do papa Francisco, eleito na quarta-feira.
 
O chefe de Estado timorense, que deverá regressa a Díli no final da próxima semana, é acompanhado pela primeira-dama, Isabel Ferreira, pelo chefe da Casa Civil, Fidélis Magalhães, e pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Constâncio Pinto.
 
Taur Matan Ruak não fez declarações à imprensa.
 
Na quinta-feira, o Presidente timorense enviou uma carta de felicitações ao papa Francisco a manifestar a felicidade dos timorenses pela escolha do cardeal argentino jesuíta para dirigir a igreja Católica.
 
Na missiva, Taur Matan Ruak referiu também que a "decisão rápida do Conclave atesta o dinamismo e capacidade de resposta da igreja Católica aos desafios do mundo globalizado".
 
"No âmbito das minhas funções continuarei a trabalhar para desenvolver e alargar as relações (entre Timor-Leste e o Vaticano) e promover o estabelecimento de um quadro estável de referência", acrescentou Taur Matan Ruak na carta.
 
O cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi eleito papa, na quarta-feira, pelos 115 cardeais reunidos na Cidade do Vaticano e escolheu o nome de Francisco.
 
Francisco sucede a Bento XVI e será o 266.º papa da Igreja Católica.
 
A missa de início do pontificado está marcada para terça-feira, no dia de São José, patrono da Igreja.
 
Em Timor-Leste, mais de 90 por cento dos 1,1 milhões de habitantes são católicos, existindo três dioceses (Baucau, Díli e Maliana).
 
Esta é a segunda visita oficial que o Presidente timorense faz desde que foi eleito em março de 2012.
 
A primeira ocorreu em julho do ano passado a Moçambique para participar na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
 
* Ler mais sobre Timor-Leste em TIMOR LOROSAE NAÇÃO
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana