sábado, 16 de março de 2013

Angola: CHUVAS FORTES PROVOCAM MORTES, SONANGOL DESCOBRE MAIS PETRÓLEO

 


Chuvas fortes no leste de Angola provocaram já seis mortos e milhares de desalojados
 
15 de Março de 2013, 11:51
 
Luena, Angola, 15 mar (Lusa) -- As fortes chuvas que desde o início do mês assolam a província do Moxico, leste de Angola, provocaram já seis mortos e milhares de desalojados, noticiou hoje a agência Angop.
 
Segundo dados da Comissão Provincial de Proteção Civil, a chuva já provocou seis mortos, oito feridos, e entre os estragos materiais há a registar o desabamento de 2.203 casas de construção precária, 323 residências ficaram sem teto, e ficaram destruídas 22 igrejas, 15 escolas e sete postos médicos.
 
O número de desalojados está fixado em 12.765 pessoas.
 
Sonangol anunciou mais uma descoberta de petróleo no "offshore" angolano
 
15 de Março de 2013, 20:48
 
Luanda, 15 mar (Lusa) - A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) e a petrolífera italiana ENI anunciaram hoje a oitava descoberta de petróleo no Bloco 15/06, com a perfuração do poço Vandumbu-1ST, com capacidade de produção acima dos 5000 barris diários.
 
O anúncio consta de uma nota de imprensa distribuída hoje em Luanda e que refere que o poço Vandumbu-1ST, perfurado numa lâmina de água de 976 metros (distância entre o fundo do mar e a superfície do mar), atingiu uma profundidade total de 3.480 metros do "offshore" angolano.
 
O documento salienta que estudos realizados nos poços Vandumbu-1 e Vandumbu-1ST, para avaliar a produtividade esperada e a sua taxa de produção diária, dão conta que o último tem um potencial de produção acima dos 5000 barris de petróleo por dia.
 
A ENI Angola, com 60 por cento de participação, é a operadora do Bloco 15/06, e tem como parceiros a SONANGOL P&P (15%), a TOTAL (15%), a Falcon Oil Holding Angola, SA (5%) e a Statoil Angola Block 15/06 (5%).
 
O anúncio da Sonangol, surge no mesmo dia em que a Casa Civil da Presidência da República divulgou, em comunicado de imprensa, que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, criou a Comissão Interministerial para a Implementação da Divisão da Zona Terrestre das Bacias do Kwanza e do Baixo Congo em blocos de concessão petrolífera.
 
"O objetivo é promover novas oportunidades de negócios para acomodar e inserir o empresariado nacional no setor petrolífero angolano e catalisar a intensificação e expansão das atividades de exploração, através da licitação de novas áreas marítimas e terrestres, sobretudo nas bacias do Baixo Congo e do Kwanza, tendo em vista a descoberta de novos recursos e o aumento das reservas petrolíferas do País", destaca o comunicado.
 
Em fevereiro passado, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Francisco Lemos, anunciou que a petrolífera angolana Sonangol prevê lançar este ano um leilão de 15 blocos de exploração de petróleo.
 
Dez dos 15 blocos, que se situam todos em terra, ficam na bacia do Kwanza, e os restantes na bacia do Congo.
 
Na mesma ocasião, Francisco Lemos, anunciou que a empresa prevê produzir diariamente dois milhões de barris em 2017.
 
Angola é atualmente o segundo maior produtor de petróleo da África subsariana, a seguir à Nigéria.
 
NME/EL // APN
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana