terça-feira, 9 de abril de 2013

Angola: PRESIDENTE ATENTO ÀS OBRAS EM LUANDA, VICENTE EM BIENAL DE DEMOCRACIA




Presidente atento às obras

Kumuênho da Rosa - Jornal de Angola

O Executivo redobra as atenções sobre os problemas da cidade de Luanda. O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, reúne esta manhã no Marco Histórico do Cazenga com a Comissão Técnica de Apoio ao Conselho de Coordenação Estratégica para o Ordenamento Territorial e de Desenvolvimento Económico e Social de Luanda.

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, reúne nesta manhã no Marco Histórico do Cazenga com a Comissão Técnica de Apoio ao Conselho de Coordenação Estratégica para o Ordenamento Territorial e de Desenvolvimento Económico e Social de Luanda.

A reunião acontece no âmbito de um trabalho que o Chefe de Estado desenvolve, a fim de constatar o andamento de obras em curso no município mais populoso de Luanda, numa altura em que o país vive ainda o tormento causado por fortes chuvas que deixaram rasto de destruição e mortes, especialmente na cidade capital.

Ontem o Jornal de Angola soube junto do GPL que o quadro era estacionário, com registo de nove mortos e quatro pessoas em paradeiro incerto. 

É com este quadro que o Presidente José Eduardo dos Santos visita, entre outras, as obras de requalificação da quinta, sexta e a sétima avenidas e reúne o grupo mutidisciplinar que congrega as áreas de saneamento, drenagem e recolha de resíduos sólidos, de vias estruturantes, de integração e conexão das infra-estruturas da rede de transporte, de reforço institucional e divisão administrativa e de  realojamento das populações.

Dinamizar os técnicos

A composição da Comissão Técnica de Apoio ao Conselho de Coordenação Estratégica para o Ordenamento Territorial e de Desenvolvimento Económico e Social de Luanda foi actualizada em Dezembro passado. É coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Edeltrudes Costa, e integra os secretários de Estado da  Administração Local, do Planeamento para o Investimento Público, dos Transportes Terrestres e da Construção. 

Fazem igualmente parte da Comissão o secretário do Presidente da República para os Assuntos Sociais, o vice-governador de Luanda para a Área Técnica e Infra-estruturas, os presidentes do conselhos de administração da Sonangol, E.P. e da Fundação Eduardo dos Santos, e o director da Unidade Técnica de Saneamento de Luanda. 

A Comissão tem como principais atribuições preparar, acompanhar e fiscalizar as deliberações do Conselho de Coordenação Estratégica, assegurar a harmonização, coordenação e integração entre os investimentos públicos das várias administrações, assegurar a compatibilidade entre as iniciativas privadas e públicas na província, e acompanhar o plano director dos transportes, o programa de habitação social e o processo de realojamento das populações que forem  afectadas pela construção de obras de impacto social.

Comissão Económica

A semana de trabalho do Chefe de Estado começou ontem com a reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, no Palácio Presidencial da Cidade Alta. Durante a sessão foram analisados vários documentos, entre os quais, um memorando sobre a evolução dos mercados monetário, cambial e contas externas, apresentado pelo governador do Banco Nacional de Angola. Também estiveram em análise o Balanço da Execução do Programa de Investimentos Públicos de 2012, o relatório final do Grupo Técnico para o Estudo do Salário Mínimo Nacional, a dotação orçamental e outras preocupações apresentadas pela Central de Sindicatos Independentes de Angola (CGSILA).

Na reunião esteve presente o representante da Imogestin, junto com o ministro do Urbanismo e Habitação, José Silva, para o balanço da segunda fase do projecto habitacional Nova Vida, que contempla 3.100 casas em construção. Na primeira fase do referido projecto foram construídas 2.400 fogos habitacionais.

À mesa também estiveram peças ligadas à estratégia da Comissão de Mercado de Capitais e Instrumentos Jurídicos, dossier afecto ao Ministério das Finanças.
 
A Equipa Económica analisou o projecto de regime jurídico do Mercado Regulamentado da Dívida Pública Titulada, o regime jurídico das sociedades gestoras dos mercados regulamentados, o regime jurídico das sociedades correctoras e distribuidoras de valores mobiliários e o regime jurídico dos organismos que realizam investimento colectivo. Ainda em relação a este dossier, a Equipa Económica analisou o modelo empresarial da sociedade gestora de mercados regulamentados, e ainda o projecto de estatuto orgânico e um memorando sobre a actualização da estratégia da Comissão de Mercado de Capitais.


Angola na Bienal sobre Democracia

Garrido Fragoso, Roma – Jornal de Angola

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, é aguardado hoje na cidade italiana de Turim para participar na terceira Bienal da Democracia, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos. A Bienal da Democracia decorre de 10 a 14 de Abril e propõe-se difundir uma cultura democrática sólida e uma autêntica “prática democrática”.

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, é aguardado hoje na cidade italiana de Turim, República Italiana, para participar na terceira Bienal da Democracia, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

O evento, que decorre de 10 a 14 do mês em curso, visa promover discussões sobre as perspectivas futuras das sociedades modernas e o espírito de comunidade. O encontro deve contar com a presença de jovens estudantes de vários países e figuras de destaque de vários Estados. De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola neste país, a Bienal da Democracia, essencialmente cultural, propõe-se criar e difundir uma cultura democrática sólida que possa evoluir para uma autêntica “prática democrática” internacional.

“A forma como o progresso científico pode colocar desafios imprevistos às sociedades”, “Como servir-se dos ideais de igualdade e justiça perante os desafios que apresentam à gestão dos bens comuns”, “Cidade utópica e o conceito de cidade inteligente” e “Perspectivas criadas pelos novos movimentos sociais políticos” estão entre os principais temas a ser discutidos durante a Bienal da Democracia de Turim.

A escolha de Turim para a realização da bienal deveu-se, segundo a nota de imprensa, ao facto daquela cidade ser de intensa actividade cultural mundial.

A primeira edição da bienal sobre democracia decorreu em 2009 e foi aberta pelo Presidente Georgio Napolitano, tendo-se dedicado à análise das relações entre democracia e a identidade nacional. A segunda bienal teve lugar em 2011 e abordou a relação entre democracia e as oligarquias.

O sucesso dessas bienais permitiu a consolidação de uma rede de colaboradores mundiais composta por mais de 70 instituições, organizações e associações.

Sem comentários:

Mais lidas da semana