segunda-feira, 22 de abril de 2013

Angola reclama reconhecimento na procura de soluções para conflitos em África




NME – EL – APN - Lusa

Luanda, 22 abr (Lusa) - O papel de Angola na procura de soluções para conflitos em África, designadamente na Guiné-Bissau, foi hoje destacado em Luanda pelo ministro das Relações Exteriores.

Georges Chicoti, que discursava na abertura de uma palestra promovida pela Associação dos Diplomatas de Angola, destacou o papel de Angola no apaziguamento das tensões, além da Guiné-Bissau, no Mali, República Centro Africana e na região dos Grandes Lagos.

Citado pela agência Angop, Chicoti recordou a recente realização na capital angolana da cimeira tripartida entre os presidentes de Angola, África do Sul e República Democrática do Congo (RDC), em que analisaram a situação de instabilidade na RDC.

"Esta cimeira tripartida permitiu uma maior concentração sobre o processo de implementação do Acordo-Quadro para a paz, estabilidade e cooperação na RDC", assinado no passado dia 24 de fevereiro em Adis Abeba.

O chefe da diplomacia angolana salientou que os três presidentes decidiram criar um mecanismo de cooperação conjunta.

Chicoti destacou ainda o empenho de Angola para "o fim do ambiente de tensão e confrontos na África Austral, apoiando os esforços para a independência do Zimbabué, em 1980, e da Namíbia, em 1990, e o fim do regime do apartheid e o advento da maioria negra no poder na África do Sul, em 1994".

Noutra iniciativa realizada também hoje em Luanda, um seminário sobre Armas Químicas e Biológicas, que termina terça-feira, Georges Chicoti sublinhou a importância que o Governo angolano atribui ao desarmamento internacional e às convenções, resoluções e decisões adotadas pelos órgãos das Nações Unidas.

No discurso de abertura dos trabalhos do seminário, coorganizado pelo Ministério das Relações Exteriores de Angola em colaboração com a embaixada do Reino Unido, Chicoti acrescentou Angola defende a eliminação do uso total de engenhos de destruição em massa, como são os casos das armas químicas e biológicas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana