segunda-feira, 22 de abril de 2013

FASCISMO ECONÓMICO RELEGA PORTUGAL PARA A CAUDA DO CRESCIMENTO




Susana Charrua

FUTEBOL & COMPANHIA

Ontem houve dérbi lisboeta. Benfica vs Sporting ocupou a cidade-capital e praticamente todo o país. O Benfica venceu. Somou e segue rumo a campeão. Uns quantos viram penaltis onde não existiram. Histéricos põem as mãos no fogo sobre uma “sociedade” que haverá entre o árbitro do dérbi e o Benfica. É o costume: quando não se sabe dançar até o argumento de que o salão de baile está torto serve de pretexto. Principalmente o segundo golo do Benfica foi de antologia. De realçar que o Sporting fez um bom jogo  Está em alta e ainda bem. Lisboa precisa e merece ter um Sporting em crescimento, já que o país sabe que o seu crescimento diminui e vai diminuir tanto que vai ser par dos piores países do terceiro mundo. A previsão é do FMI – o tal que tudo faz para estrangular as economias dos países usando autênticos traidores de países onde intervem. Traidores, como é o caso de Cavaco Silva, de Passos Coelho, de Vítor Gaspar e também de Paulo Portas, entre outros que olham para os seus umbigos e para os umbigos dos corporativismos de que são elementos preponderantes e beneficiários

CAVACO VERGONHOSO

José Sócrates teve ontem o seu tempo de antena na RTP, como é costume ao domingo à noite. Falou de bons, maus e vilões. Disse, de sua opinião, com justiça e sem ela. Ter opinião é isso mesmo. Não se pode acertar em tudo nem arrebanhar a concordância de todos. Sobre o vilão Cavaco Silva Sócrates usou um termo muito pouco aplicado no português corrente: “envergonhante”. Comummente diz-se vergonhoso. Referia-se Sócrates a Cavaco Silva que na sua visita estéril e passeante à Colômbia foi à Feira Internacional do Livro, em Bogotá, e não fez referência ao Nobel da Literatura, português, José Saramago. Disse Sócrates que por isso Cavaco Silva foi "humilhante", "envergonhante", que teve um gesto "imperdoável", argumentando que Cavaco Silva não pode, enquanto Chefe do Estado, ter "ódios de estimação" ou deixar-se condicionar pelos seus "gostos literários" pessoais. Teve e tem toda a razão quem assim opina. Mas de um presidente da República vergonhoso o que é que se deve esperar? Pior que isso é o facto de Portugal estar na posse de uma pandilha que está a instalar no país o fascismo económico com a bênção de Cavaco e o manuseamento de uns quantos do seu clã alaranjado e, talvez, futuramente, com uma suástica em substituição da seta PSD. Vergonhoso, preocupante, motivo de derrube deste regime. De revolução.

BURACOS QUE VALEM MUITOS MILHÕES

A quadriga principal que desgoverna Portugal (Cavaco-Passos-Gaspar_Portas) vai fazendo remodelações a bochechos. Quero dizer que aquela seita está em fase de apodrecimento e está caindo aos bocados. Anunciou a remodelação de uns secretários de estado (nem importam os nomes). É que aqueles são responsáveis por uns quantos “buracos” de milhões de euros no Metro do Porto e mais onde estiveram engordando as suas contas bancárias à custa do povo faminto. No Porto a soma aproxima-se de mil milhões de euros… É fartar vilanagem. Isto é resultado daquilo que não conseguem calar. Quantos milhares de milhões é que estão nos segredos dos deuses deste fascismo económico? Pelo que se sente e pressente Portugal está todo esburacado.

ANTÓNIO COSTA QUER MATAR OS LISBOETAS?

Já agora, a propósito de buracos. A Câmara Municipal de Lisboa anda a fazer o possível por mostrar serviço e “alindar” a cidade-capital. Vai daí opta por asfaltar umas quantas ruas lisboetas. Até aqui tudo bem. O que está mal é Costa não ser sensivel ao facto de que está a contribuir para a morte mais rápida dos seus munícipes  transformando as ruas em obras de asfaltamento numa espécie de câmaras de gás ao estilo dos antepassados de Merkel. Os tapetes de asfalto são aplicados durante o dia, nas chamadas horas de ponta, horas de maior movimento, e os lisboetas vêem-se condenados a levar com os gases, o fumo, a poluição gigantesca que o asfaltamento causa. A situação ainda é mais flagrante e inadmissível quando se vê magotes de pessoas, novos, velhos e crianças, nas paragens dos autocarros a levar com toda a parafrenália de gases, fumos e barulhos gerados pelas obras “a la Costa”. Munícipes com sérios problemas respiratórios ficam arrasados  Só falta chamarem o 112 das emergências médicas (mas deviam). Registe-se que antes as obras decorriam durante a noite-madrugada, quando não havia movimento. Atualmente é na cara da gente. Talvez por razões orçamentais. Poupa a CML mas gasta-se mais na saúde e até pode acontecer que se encurte a vida de uns quantos velhos. O que agrada a Passos-Gaspar. António Costa quer mesmo seguir esse guião dos ditadores económicos e matar uns quantos lisboetas? Será que também passou a adepto do fascismo económico?

IMPULSO FASCISTA DO MENINO RABINHO CHEIO

É hoje título no jornal i o dito de um alegado “embaixador” passista. E o título é: “Muitos dos desempregados não querem trabalhar ou são maus a fazê-lo”. O autor da frase tem por nome Miguel Gonçalves, até podia ter por cognome Rabinho Cheio. Porque, está-se mesmo a ver, ele fala com a conta bancária a engordar, à semelhança de todos os seus parceiros dos "escolhidos". O que diz na entrevista demonstra o poder da manipulação deste governo para semear a divisão entre portugueses. Sabe-se que sempre existiram preguiçosos em todas as sociedades, em todos os países, em muitas famílias, mas o modo como este pajem passista dispõe da palavra e expõe seus raciocínios demonstra que padece de impulso fascista. Mais um dos que olha para o seu umbigo e para os umbigos de seus pares na festança dos corporativismos de que são elementos preponderantes e quase exclusivos beneficiários. Portugal está a ser empurrado para a cauda do crescimento nulo e negativo mas quase toda esta pandilha vai ficar mais “gorda” graças ao fascismo económico que implantaram e estão a desenvolver cada vez mais. É o crescimentos dos fascistas e o sucumbir de Portugal e dos portugueses. É urgente encontrar antídoto.

Sem comentários:

Mais lidas da semana