segunda-feira, 22 de abril de 2013

Portugal: “BURACOS” SÃO SUPERIORES A 3 MIL MILHÕES – REMODELAÇÃO AOS SOLAVANCOS




Buraco nas empresas públicas superior a três mil milhões

João Silvestre - Expresso

Além do Metro do Porto, que motivou saída de dois secretários de Estado, outras empresas têm perdas potencialmente ruinosas. O Metro de Lisboa é o pior.

As perdas potenciais das empresas públicas com contratos financeiros derivados (swaps) rondavam três mil milhões de euros no final do ano passado.

Não existem ainda dados oficiais para dezembro mas, pelas contas do Expresso a partir do buraco em setembro de 2,6 mil milhões de euros e da evolução das taxas de juro, o agravamento terá rondado 500 milhões de euros nos últimos três meses do ano.

O caso do Metro do Porto é o segundo mais grave, com uma perda potencial de 832 milhões de euros no final do terceiro trimestre do ano passado e que se agravou até dezembro. Terá sido isso que motivou a saída de dois secretários de Estado tornada pública este fim de semana, por terem estado ligados aos contratos assinados com a banca, numa altura em que a Inspeção-Geral de Finanças está a investigar.

Mas várias outras empresas públicas fizeram este tipo de contratos para cobertura do risco de variação da taxa de juro. Desde logo o Metro de Lisboa, o caso mais grave, em que as perdas em setembro eram já de 1,1 mil milhões de euros. Empresas como a CP, a Refer ou a STCP também entraram neste tipo de contratos.

Remodelação do Governo não pára

Ângela Silva – Expresso

Afinal, sai mais um secretário de Estado, o dos Negócios Estrangeiros, que será substituido por Francisco Almeida Leite, ex-jornalista. A remodelação dura há uma semana. A posse é hoje às 19h.

Subiu para cinco o número de secretários de Estado que hoje tomará posse, em Belém, pelas 19h. Brites Pereira vai deixar os Negócios Estrangeiros e Cooperação e para secretário de Estado de Paulo Portas irá Francisco Almeida Leite, ex-jornalista do DN e actual administrador do Instituto Camões

Fernando Alexandre será o novo secretário de Estado da Administração Interna. Independente, foi co-autor de um estudo que em setembro de 2012 avaliou de forma muito negativa a baixa da TSU.

Atualmente, integra a direção Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Vai substituir Juvenal da Silva Peneda, que sai do Governo por estar envolvido, como o seu colega da Defesa, Paulo Braga Lino, em operações de "swaps" (compra de produtos financeiros de alto risco), enquanto administrador do Metro do Porto.

Silva Penda e Braga Lino saem depois das Finanças terem detetado eventuais irregularidades, tendo a secretária de Estado do Tesouro admitido enviar o caso para o Ministério Público. Para o lugar de Braga Lino, na Secretaria de Estado da Defesa, vai Berta Cabral, ex-líder do PSD/Açores.

A estes dois novos membros do Governo somam-se mais dois secretários de Estado que irão integrar a equipa de Miguel Maduro, o ministro adjunto empossado na semana passada. São eles, Castro Almeida, que será secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, e António Leitão Amaro, que ocupará a pasta de secretário de Estado do Poder Local.

Leia também em Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana