segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mário Soares: “Não se pode governar contra a vontade persistente de um povo”




Beatriz Silva – Jornal i

O chumbo do Tribunal Constitucional (TC) veio como alerta para o executivo de Passos coelho. Quem o diz é Mário Soares que considera que perante tal situação “o governo devia demitir-se”.

Na coluna de opinião publicada hoje no jornal “Público”, o ex-presidente da República, elogia o TC “pela corajosa atitude que teve, não aceitando pressões, fossem quais fossem” e garante, cintando Salazar, que “só com democracia, que já não o é inteiramente, é impossível manter o Estado sem graves convulsões sociais. Até Salazar o disse no final da segunda Guerra Mundial que não se pode governar contra a vontade persistente de um povo”.

Com os olhos postos em Portugal, a imprensa internacional fala em mais dificuldades para cumprir o calendário da troika, ressuscitando o fantasma do contágio em cadeia na zona euro e consequentemente uma crise política crescente no país. “O alarme na imprensa americana e europeia não esconde o descontentamento geral”, sublinha o conselheiro de Estado, acusando o presidente da República de ser o único que não está atento ao facto. “Cavaco Silva julga que não há crise política, social, nem ambiental (do que se esqueceu de falar), nem ética. Sugiro-lhe que vá a Boliqueime e pergunte ao povo, que conhece bem, se não há crise”, afirmou.

Mário Soares aponta os próximos dias como decisivos para o país, prevendo uma onda de desistências no parlamento. “Portas, obviamente, mas tem medo das chantagens que lhe possam fazer. Vítor Gaspar, como já disse na última reunião do governo, o ministro da Saúde, que não suporta mais as exigências do governo, o ministro da Educação, que está a ser obrigado a destruir as excelentes universidades que temos, por falta de dinheiro, sem esquecer a ministra da Justiça, que já declarou publicamente que quer sair”, rematou o ex-líder socialista.

Leia também em Jornal i:

Sem comentários:

Mais lidas da semana