domingo, 21 de abril de 2013

PORTUGAL É A SÉTIMA ECONOMIA MAIS LENTA DO MUNDO – com opinião PG




João Silvestre - Expresso

Austeridade e recessão na zona euro no vermelho são mistura explosiva para o desempenho económico português nos próximos anos.

A economia nacional foi uma das tartarugas do crescimento mundial nos primeiros dez anos do século XXI e prepara-se para repetir a 'proeza' nesta segunda década. Os números do Fundo Monetário Internacional (FMI) só vão até 2018 mas, mesmo excluindo 2011 e 2012, dois anos de recessão, a economia nacional está entre as mais lentas do planeta.

Contas do Expresso a partir das novas previsões do World Economic Outlook publicadas esta semana, durante a reunião de primavera do FMI e Banco Mundial que decorre em Washington, apontam para um crescimento médio anual de 0,9% entre 2013 e 2018. Pior desempenho só em seis países: Guiné-Equatorial, São Marino, Suazilândia, Micronésia, Itália e Espanha.

PERIGOSO GASPAR. RESPONSABILIDADE DE CAVACO ACENTUA-SE – opinião Página Global

Praticamente todos os indicadores mostram que Portugal está nos primeiros lugares entre o pior e nos últimos lugares no melhor. Portugal está a padecer de morte lenta. A responsabilidade de assim acontecer poderá ter origem em governos do passado (incluindo os de Cavaco Silva quando foi PM por quase 12 anos) mas ninguém tem dúvidas que este governo de Cavaco-Passos-Gaspar-Portas tem tido por missão arrasar ainda mais a economia de Portugal. A miséria portuguesa fede por toda a Europa e no mundo.

Vitor Gaspar, ministro das Finanças, é perigoso. Tem falhado todas as suas previsões, todas as suas políticas. Está ao serviço dos talibans radicais da Europa, do FMI e dos Mercados. Disso já nem restam dúvidas. Ou, se não, é estrondosamente incompetente. A quase totalidade dos observadores, portugueses e estrangeiros, não se cansa de alertar para esse facto. E para a necessidade urgente de mudanças na política que arrasta Portugal para o fosso.

E o que faz Cavaco Silva? E o que fez aquele dito presidente da República cujo consulado tem sido tão prejudicial ao país? Cavaco limita-se a conservar o seu governo. A dar-lhe toda a confiança. A não o demitir. Para Cavaco o governo que tem Passos por PM é o seu e dos que fazem o caminho da miserabilização do povo português e de Portugal. Se isto é o presidente com as políticas prometidas aos portugueses não há quem se recorde de ele as mencionar durante a sua campanha eleitoral, antes pelo contrário.

Cavaco Silva é um revanchista, um parasita que suga a seiva do país com a mesquinhez e a vingança tacanha e reacionária que a sua parolice e mesquinhez lhe ditam. Ainda agora se viu isso mesmo na visita à América Latina, onde numa Feira do Livro se pronunciou sobre Garcia Marquez, sobre isto e aquilo das letras, mas deixou por referir o único prémio Nobel da Literatura que distinguiu um escritor de vulto português, José Saramago. E fê-lo intencionalmente, fê-lo por mesquinhez, por vingança, por Saramago, enquanto vivo, ser um sincero crítico de Cavaco na implementação das suas políticas. Aliás, foge de Saramago como diabo da cruz.

Cavaco Silva é um sujeito que no desempenho do seu cargo de PR tem demonstrado a sua pequenez, a sua tacanhez, a sua inutilidade, o seu revanchismo, a sua parolice, as suas limitações intelectuais, o seu caráter doentio. Cavaco denuncia-se um político e um sujeito perigoso. É aquilo que tem exposto com os seus procedimentos e políticas. Tão perigoso ou mais quanto Vitor Gaspar, dito ministro das Finanças.

Quis o infortúnio de Portugal que os poderes se conjugassem entre Cavaco-Passos-Gaspar-Portas. Portugal afunda-se no descalabro e a responsabilidade de Cavaco Silva acentua-se. Porque o adágio diz que “não há bem que sempre dure nem mal que não acabe” é mais que tempo de acabar com esta trupe de nocivos atores que ocupam a presidência da República, o Parlamento e o governo. Eles são muito perigosos com as suas políticas de depauperamento da Nação Lusa. (Redação PG - AV)

Sem comentários:

Mais lidas da semana