quarta-feira, 10 de abril de 2013

PR ANGOLANO PEDE GESTÃO “RACIONAL” PARA RESOLVER PROBLEMAS DA CAPITAL




NME – MLL - Lusa

Luanda, 09 abr (Lusa) - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, pediu hoje aos membros do seu executivo uma gestão "racional" para trabalhar com base em prioridades e "atacar" os problemas essenciais que a província de Luanda enfrenta.

José Eduardo dos Santos falava na abertura de uma reunião que dirigiu hoje em Luanda, no município do Cazenga, com membros do Governo angolano, para "tratar de problemas urgentes referentes à situação grave que Luanda vive no domínio das infraestruturas".

Segundo José Eduardo dos Santos, é preciso que o executivo angolano recupere a dinâmica de trabalho que existia antes das eleições gerais de 2012, porque são grandes os desafios que o Governo tem pela frente.

Como grandes desafios José Eduardo dos Santos enumerou "os limitados" recursos financeiros, técnicos e humanos.

"As despesas cresceram muito, as necessidades são grandes, em muitos casos superam as nossas capacidades, e então é necessário sabedoria, diria boa engenharia no domínio da gestão, uma gestão racional, parcimoniosa, de modos a que possamos trabalhar com base em prioridades, atacando os problemas essenciais, que por sua vez permitam a resolução de outros problemas recorrentes desses eixos fundamentais", referiu o Presidente angolano.

Um dos cinco pontos da agenda de trabalho analisados foi a reabilitação das vias secundárias e terciárias, que classificou como "ponto crítico de Luanda".

"As últimas chuvas, que foram muito intensas, trouxeram à superfície esses problemas graves e os constrangimentos que eles criam aos cidadãos e às populações e famílias de um modo geral", disse José Eduardo dos Santos.

Ainda sobre a reabilitação das vias secundárias e terciárias, o Chefe de Estado angolano sublinhou, "tendo em conta a gravidade da situação", a necessidade de se identificarem recursos e estabelecer uma data para o lançamento do programa.

"Mas lançar o programa para não parar, levá-lo até ao fim, tendo em conta a gravidade da situação", frisou.

O encontro serviu igualmente para abordar projetos de execução de infraestruturas no distrito do Sambizanga, a melhoria da circulação rodoviária na capital angolana, Luanda, designadamente sobre os transportes alternativos, a produção e distribuição de água potável, a situação do saneamento básico e o desalojamento e realojamento de famílias nas zonas de interesse de projetos fundamentais para a melhoria de vida em Luanda.

Antes da reunião, o Presidente visitou algumas áreas do Cazenga acompanhado dos ministros da Construção, dos Transportes, do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, do Urbanismo e Habitação, dos secretários de Estado das Águas e do Tesouro, dos ministros de Estado da Casa Civil e de Segurança da Presidência e do Governo da Província de Luanda.

Sem comentários:

Mais lidas da semana