sexta-feira, 31 de maio de 2013

Portugal: CGTP MARCA GREVE GERAL PARA 27 DE JUNHO

 

Rita Paz - Económico
 
A CGTP marcou hoje uma greve geral para 27 de Junho contra as medidas de austeridade, apurou o Económico.
 
A decisão foi aprovada por unanimidade numa reunião extraordinária do Conselho Nacional da Intersindical. E acontece no dia em que o Orçamento rectificativo chegou ao Parlamento.
 
Entretanto, as estruturas sindicais da administração pública afectas à UGT e à CGTP já chegaram a acordo para realizar uma outra greve, conjunta, no mesmo dia, contra as novas medidas de austeridade.
 
No mesmo sentido, a UGT marcou para segunda-feira uma reunião do seu Secretariado Nacional e outra do Conselho Geral para discutir a situação económica e social do país e a possibilidade de participar na greve geral com a CGTP. O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, já admitiu a possibilidade de haver em junho uma "jornada de luta conjunta" tendo em conta a "situação que o país atravessa.
 
As últimas propostas do Governo, apresentadas no início do mês pelo primeiro-ministro, incentivaram a unidade na acção entre as estruturas sindicais da UGT e da CGTP, como já não acontecia há algum tempo. As centrais sindicais já não se juntavam desde 24 de Novembro de 2011.
 
A redução salarial, o aumento do horário de trabalho semanal das 35 paras as 40 horas, o aumento dos descontos para a ADSE, um novo sistema de mobilidade especial com limite de permanência e possibilidade de perda de vínculo laboral e a redução de trabalhadores por rescisão por mútuo acordo "empurraram os trabalhadores para a luta".
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana