quinta-feira, 6 de junho de 2013

Água e eletricidade em Cabo Verde das mais caras do mundo - Agência de regulação



JSD – VM - Lusa

Mindelo, Cabo Verde, 06 jun (Lusa) - O presidente da Agência de Regulação Económica (ARE) cabo-verdiana criticou os preços de água e eletricidade praticados em Cabo Verde, afirmando que são dos mais elevados a nível mundial.

Renato Lima falava na quarta-feira para estudantes do curso de Economia do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresarias (ISCEE), no Mindelo (ilha de São Vicente), e mostrou-se crítico em relação aos preços que os cabo-verdianos pagam pelos dois bens essenciais, ironizando que este fator coloca o país no "topo de alguma coisa".

O economista, citado pela Inforpress, referiu que, só na Cidade da Praia, as perdas de água por causa do mau estado da rede situam-se à volta dos 50%.

Renato Lima foi a São Vicente a convite do ISCEE, onde já foi professor, explicar aos estudantes de economia os meandros da regulação económica, tendo considerado que, na prática, "não existe regulação financeira" em Cabo Verde.

O especialista deu como exemplo as taxas que os bancos comerciais cobram de forma "arbitrária" para uma transferência de crédito, a rondar os 4%.

O presidente da ARE sugeriu a criação em Cabo Verde de uma instituição de avaliação do impacto de decisões regulatórias.

A ARE e o ISCEE assinaram um protocolo de colaboração estabelecendo que a primeira instituição atribui um prémio anual no valor de 250 mil escudos (2.300 euros) aos alunos do primeiro ao quarto anos que apresentem o melhor trabalho de fim do curso.

Sem comentários:

Mais lidas da semana