quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cabo Verde ganha três pontos na secretaria e volta a sonhar com o Mundial2014



JSD – NF - Lusa

Cidade da Praia, 06 jun (Lusa) - A FIFA deu razão a Cabo Verde no protesto apresentado no jogo contra a Guiné Equatorial, por utilização irregular de um jogador na terceira jornada do Grupo B de qualificação africana para o Mundial2014.

Ao penalizar os equato-guineenses com uma derrota por 3-0 e a consequente perda dos três pontos num jogo em que a Guiné Equatorial ganhou aos "Tubarões Azuis" por 4-3, Cabo Verde vê-se relançado na corrida à presença no Brasil, embora as autoridades desportivas de Malabo tenham já indicado que vão recorrer da decisão.

Disputado a 24 de março, em Malabo, o jogo acabou protestado por Cabo Verde que - além de inúmeras queixas em relação à equipa de arbitragem do Mali - alegou que a Guiné Equatorial teria utilizado um jogador de forma ilegal, uma vez que teria sido naturalizado "à pressa", sem respeitar as regras da FIFA.

A FIFA - o protesto foi também remetido à Confederação Africana de Futebol (CAF) - deu razão a Cabo Verde, mas não indicou qual o jogador em causa.

A decisão foi anunciada quarta-feira, três dias antes de Cabo Verde receber, na Cidade da Praia, justamente a Guiné Equatorial, em jogo referente à quarta jornada do Grupo B, cujo estágio de preparação já decorre na capital cabo-verdiana.

Com a decisão, Cabo Verde conquista, por via da secretaria, os primeiros três pontos no grupo, já que perdeu nas duas jornadas anteriores, ambas por 2-1, na Serra Leoa e na receção à Tunísia.

Desta forma, se os guineenses perderem o recurso, a Guiné Equatorial troca de lugar com Cabo Verde e passa a ocupar o último lugar, com apenas um ponto, atrás do "Tubarões Azuis", com três.

A Tunísia, com nove pontos, fruto de três vitórias em outros tantos jogos, lidera o grupo, à frente da Serra Leoa, com quatro.

Os "Tubarões Azuis" têm, assim, relançada a luta pelo apuramento, pois disputa os próximos dois jogos no Estádio da Várzea, na Cidade da Praia, recebendo sábado a Guiné Equatorial e, uma semana depois, a Serra Leoa, partidas que terá obrigatoriamente de vencer, de forma a poder, na última jornada, discutir a qualificação em Tunes.

As contas revelam-se, porém, complicadas, pois Cabo Verde terá de esperar que a Tunísia perca pontos nos próximos dois jogos, primeiro contra a Serra Leoa e, depois, com a Guiné Equatorial.

Nesse caso, os "Tubarões Azuis" teriam de vencer a Tunísia por mais de um golo de diferença e esperar que os tunisinos, agora com nove pontos, não façam mais do que 12.

Se ficar em primeiro no Grupo B, e para se apurar ao Mundial 2014, Cabo Verde terá ainda de disputar uma eliminatória, a duas mãos, contra um dos nove primeiros dos outros tantos grupos que disputam a qualificação para o Mundial2014.

Sem comentários:

Mais lidas da semana